Pelo menos 14 migrantes mortos em colisão de embarcações na Grécia

  • 04/02/2026

As autoridades gregas não forneceram inicialmente detalhes sobre as circunstâncias do acidente, que ocorreu perto da ilha, junto à costa da vizinha Turquia.

 

A guarda costeira adiantou que outros 25 migrantes foram resgatados e levados para um hospital em Chios, assim como dois guardas que ficaram feridos no incidente.

A mesma fonte sublinhou que ainda não se sabe quantas pessoas estavam na lancha e que estava em curso uma operação de busca e salvamento, envolvendo quatro embarcações, um helicóptero da força aérea e um barco privado com mergulhadores.

Entre os feridos estão sete crianças e uma mulher grávida, segundo a estação pública ERT e a agência de notícias grega ANA.

De acordo com a ERT, a colisão envolveu  uma lancha da polícia portuária que tinha avistado anteriormente um barco de migrantes perto da costa de Chios.

A lancha de patrulha fez soar os seus sinais de alerta, mas a embarcação com migrantes faz manobras para escapar, segundo a mesma fonte.

No início de dezembro, 17 pessoas foram encontradas mortas após o naufrágio da sua embarcação ao largo da costa de Creta (sul), e outras 15 foram dadas como desaparecidas. Apenas duas pessoas sobreviveram.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), uma agência da ONU, estimou em novembro que mais de 1.700 pessoas morreram ou desapareceram até 2025 nas rotas migratórias do Mediterrâneo e da costa da África Ocidental, no Atlântico.

A Grécia é um importante ponto de entrada na União Europeia (UE) para as pessoas que fogem dos conflitos e da pobreza no Médio Oriente, em África e na Ásia. Os acidentes fatais são comuns.

Muitos arriscam a curta, mas frequentemente perigosa, travessia da costa turca para as ilhas gregas próximas, no leste do mar Egeu.

A Grécia, juntamente com vários outros países da UE, tem endurecido as suas regulamentações sobre a migração.

Em dezembro, a UE reformulou o seu sistema migratório, incluindo a simplificação das deportações e o aumento das detenções.

Há muito que existe um intenso debate entre os membros da UE sobre a migração e desde o aumento do número de requerentes de asilo e outros migrantes na Europa, há uma década, o debate público sobre o assunto mudou e os partidos de extrema-direita ganharam poder político.

Leia Também: Grécia investiga explosão em fábrica de bolachas que matou cinco pessoas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2932305/pelo-menos-14-migrantes-mortos-em-colisao-de-embarcacoes-na-grecia#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes