Patriotas pela Europa tencionam apresentar moção à Comissão Europeia
- 09/01/2026
O anúncio foi feito esta quinta-feira à noite na rede social X pelo presidente do grupo político, Jordan Bardella, também líder do partido francês União Nacional.
Nessa mensagem, Jordan Bardella considera que o acordo comercial com o Mercosul é "uma traição aos agricultores", acusando o Presidente francês, Emmanuel Macron, de, apesar de ter anunciado o voto contra, "nunca ter defendido os interesses franceses" durante as negociações.
"Por isso, a União Nacional irá apresentar duas moções de censura: uma na Assembleia Nacional [francesa] contra o Governo, outra no Parlamento Europeu contra a Comissão [Europeia de Ursula] von der Leyen", anunciou.
Numa publicação também no X, a vice-presidente do Patriotas pela Europa, Kinga Gál, do partido húngaro Fidesz, também considera que, através do acordo comercial com o Mercosul, a Comissão Europeia "voltou a abandonar os agricultores europeus".
"É por isso que os Patriotas pela Europa vão apresentar outra moção de censura contra a Comissão Europeia", refere a vice-presidente deste grupo político, integrado pelo Chega.
Caso se venha a concretizar, esta será a quarta moção de censura apresentada contra a Comissão Europeia liderada por Ursula von der Leyen, tendo sido todas chumbadas.
O Conselho da União Europeia anunciou esta tarde a aprovação do acordo comercial com quatro países do Mercosul. Esta aprovação foi divulgada pelo Conselho da UE, atualmente presidido por Chipre, e saudada tanto pelo presidente do Conselho Europeu, António Costa, como por Ursula von der Leyen.
"Numa altura em que o comércio e dependências [comerciais] estão a ser utilizadas como armas e a natureza transacional da realidade em que vivemos se torna cada vez mais evidente, este acordo comercial histórico é mais uma prova de que a Europa traça o seu próprio caminho e se afirma como um parceiro fiável", afirmou a presidente da Comissão Europeia em comunicado.
Leia Também: UE/Mercosul? "Acordo é mais uma prova de que Europa traça o seu caminho"














