Parlamento moçambicano dá 36 mil euros para apoiar vítimas das inundações

  • 16/01/2026

"A comissão permanente da Assembleia da República deliberou que os deputados da Assembleia da República irão contribuir com dois dias de salários, no valor total de 2.709.120 meticais a serem entregues ao INGD [Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres]", disse o porta-voz da comissão permanente do parlamento, Sérgio Pantie.

 

Pelo menos 103 pessoas morreram e 173 mil foram afetadas desde o início da época das chuvas em Moçambique, registando-se a destruição total de 1.160 casas e outras mais de 4.000 parcialmente inundadas, avançou hoje o Governo, que decretou alerta vermelho nacional.

A comissão permanente da Assembleia da República reuniu-se hoje em sessão extraordinária, para analisar a situação das chuvas intensas que têm causado cheias e inundações em praticamente todo o país, com o parlamento a lamentar as mortes e pedindo às populações para abandonarem zonas de risco.

"A comissão permanente da Assembleia da República e os deputados têm acompanhado com preocupação o impacto destas chuvas sobre as nossas populações e infraestruturas públicas e privadas e solidariza-se com as vítimas destas inundações", disse o porta-voz da comissão permanente.

Pelo menos 10 pessoas, das quase 70 sitiadas desde domingo, já foram resgatas no distrito de Mapai, na província de Gaza, sul de Moçambique, avançou hoje o Conselho Executivo Provincial, depois de, quinta-feira, a chuva torrencial ter impedido que um helicóptero fizesse o resgate do grupo.

O Presidente moçambicano disse antes que o Governo espera melhorias das condições climatéricas para salvar populações sitiadas devido às chuvas, defendendo que resta ao país "gerir melhor os eventos climáticos" que o assolam para evitar mais mortes.

A atual época de chuvas, que começou em outubro e vai até abril, tem sido marcada por alertas, principalmente nas zonas do centro e do sul do país, com as autoridades a ativarem ações de antecipação às cheias e inundações.

Na quarta-feira, a Direção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos de Moçambique, estimou que pelo menos 400 mil pessoas estão em risco de serem retiradas compulsivamente das zonas de residência, devido ao risco de inundações na província de Gaza. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inam) de Moçambique emitiu na quinta-feira um alerta vermelho para chuvas fortes a muito fortes nas próximas horas, sobretudo nas províncias de Gaza e Maputo, consideradas as mais vulneráveis face à intensidade da precipitação prevista, com risco elevado de cheias, inundações e descargas atmosféricas.

Leia Também: Morreu a primeira mulher eleita primeira-ministra de Moçambique

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2920723/parlamento-mocambicano-da-36-mil-euros-para-apoiar-vitimas-das-inundacoes#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes