Paquistão e Afeganistão: Mau tempo faz dezenas de mortos e isola turistas
- 24/01/2026
Os nove corpos, incluindo quatro de mulheres, foram encontrados soterrados na neve no distrito de Chitral, na província de Khyber Pakhtunkhwa (noroeste), na fronteira com o Afeganistão, segundo as equipas de resgate.
Noutro incidente, a primeira forte queda de neve da temporada bloqueou várias estradas que conduzem a Murree, uma estância turística a cerca de 60 quilómetros (37 milhas) a nordeste de Islamabad.
Segundo as autoridades, as equipas de resgate estão a trabalhar para remover a neve e chegar aos turistas isolados.
A administração distrital de Islamabad aconselhou as pessoas a evitarem deslocações a Murree, na província de Punjab, e informou que foram encerradas todas as estradas da região para facilitar a retirada daqueles que já estavam isolados.
Nos arredores de Islamabad, centenas de veículos ficaram presos em enormes engarrafamentos, apesar dos avisos para as pessoas não se deslocarem para as zonas afetadas.
Segundo as autoridades, alguns automobilistas confrontaram a polícia e insistiram em continuar em direção a Murree, mesmo com dezenas de veículos estacionados em frente a hotéis da região cobertos de neve.
A chefe do governo da província de Punjab, Maryam Nawaz Sharif, afirmou que estavam a ser utilizadas máquinas pesadas para remover a neve e auxiliar os turistas em Murree.
O Paquistão impôs medidas de emergência de inverno mais rigorosas em Murree e noutras partes do norte do país depois de terem morrido em janeiro de 2022 pelo menos 22 turistas paquistaneses, a maioria por hipotermia, presos nos seus carros durante uma forte queda de neve com uma descida brusca da temperatura.
O porta-voz da agência de gestão de catástrofes do Afeganistão, Mohammad Yousuf Hammad, disse que a chuva congelante e a neve mataram 11 pessoas em seis províncias, bloquearam estradas e deixaram cidades e aldeias isoladas por todo o país.
A forte queda de neve também bloqueou estradas que ligam as capitais provinciais a aldeias em quatro províncias, bem como o Salang, uma passagem de grande altitude na cordilheira do Hindu Kush que liga a capital Cabul às províncias do norte do Afeganistão.
A agência de gestão de catástrofes afirmou que as autoridades locais foram incumbidas de utilizar "todos os seus recursos para chegar urgentemente às pessoas afetadas e prestar assistência alimentar e não alimentar".
Em fevereiro de 2025, fortes nevões e chuvas causaram a morte a 36 pessoas em diferentes pontos do Afeganistão.
Leia Também: Menos de 2.000 clientes sem energia em Portugal continental pelas 20h00














