Papa Leão XIV deverá aceitar renúncia de compatriota, o cardeal Dolan

  • 17/12/2025

O Papa Leão XIV deverá aceitar, em breve, a renúncia do cardeal norte-americano Timothy Dolan e deverá nomear um bispo natural do estado do Illinois para estar à frente da Arquidiocese de Nova Iorque.

 

A informação é dada pelo New York Post, que cita fontes próximas do assunto.

O cardeal Timothy Dolan, note-se, já havia apresentado a sua renúncia em fevereiro deste ano, depois de ter atingido a idade obrigatório da reforma, os 75 anos. 

Fontes próximas afirmaram que o Papa deverá aceitar a renúncia ainda esta semana e que está a ponderar nomear o bispo Ron Hicks, de Jolliet, Illinois.

Ron Hicks, tem 58 anos, e cresceu em South Holland, no Illinois, tendo sido nomeado sexto bispo da Diocese Católica de Joliet pelo Papa Francisco em julho de 2020, antes de ter sido empossado na Catedral de São Raimundo Nonato dois meses depois. 

Cardeal Dolan terá sido "peça-chave" para eleição de Leão XIV

Recorde-se que o cardeal norte-americano terá tido um papel decisivo na eleição do seu compatriota o cardeal Robert Francis Prevost, o agora Papa Leão XIV. 

O cardeal Dolan foi uma espécie de 'kingmaker' (peça-chave, em português), uma vez que terá mobilizado o apoio no conclave, especialmente, de cardeais de língua inglesa, vindos dos países do antigo império britânico, tal como a Índia e a África do Sul. 

A 'campanha' levada a cabo por Dolan fez com que as chances de uma possível eleição do cardeal italiano Pietro Parolin - um dos favoritos - diminuíssem.

Numa entrevista dada depois do conclave, o cardeal referiu que, durante as duas semanas que antecederam a eleição do novo Papa, os cardeais procuraram "conhecer-se uns aos outros" e falaram sobre os desafios que o sucessor do Papa Francisco iria enfrentar.

Revelou ainda que não conhecia Robert Francis Prevost, mas que já tinha ouvido falar acerca da sua reputação como um ouvinte sensível e que vários cardeais lhe fizeram perguntas sobre ele antes do conclave.

Cardeal Dolan terá sido 'peça-chave' na eleição do Papa Leão XIV

Cardeal Dolan terá sido 'peça-chave' na eleição do Papa Leão XIV

O cardeal Timothy Dolan revelou, em entrevista, que não conhecia o cardeal Robert Francis Prevost, o agora Papa Leão XIV.

Notícias ao Minuto | 19:05 - 10/05/2025

Dolan era o 'preferido' de Donald Trump?

Questionado se tinha algum favorito para o conclave, na altura, Donald Trump respondeu não ter nenhuma preferência, mas elogiou o cardeal norte-americano Timothy Dolan.

"Devo dizer que há um cardeal de um lugar chamado Nova Iorque que é muito bom. Vamos ver o que acontece", afirmou.

Trump

Trump "gostaria de ser Papa" e diz que cardeal Dolan é "muito bom"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou hoje que gostaria de ser Papa e observou que o cardeal de Nova Iorque, Timothy Dolan, é "muito bom", embora não tenha preferência para o sucessor de Francisco.

Lusa | 06:27 - 30/04/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2905517/papa-leao-xiv-devera-aceitar-renuncia-de-compatriota-o-cardeal-dolan#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes