ONU recomenda a Moçambique atualizar legislação marítima para travar pirataria

  • 30/10/2025

Maputo, 30 out 2025 (Lusa) - A Organização das Nações Unidas (ONU) recomendou hoje a Moçambique a atualização da legislação marítima para melhor combater os crimes praticados no mar, com enfoque para a pirataria.

 

O Consultor Jurídico da Missão das Nações Unidas de Assistência Técnica à Segurança Portuária e Navegação (UNODOC), Tiago Zanella, disse, em Maputo, no final de um encontro com a presidente do parlamento moçambicano, Margarida Talapa, que as recomendações fazem parte de uma análise das Nações Unidas à legislação moçambicana face aos crimes marítimos.

"A gente chegou a algumas recomendações, talvez a mais importante seja a atualização da legislação em relação a pirataria no mar. Na legislação moçambicana existe um tipo penal de pirataria, existe uma tipificação que já é bastante produtiva, porque alguns países não têm essa tipificação ainda. Mas a tipificação do crime de pirataria tem algumas incongruências, algumas inconsistências com o direito internacional", disse o responsável.

Zanella exemplificou com a inclusão "dentro do ato de pirataria [de] alguns atos que não são considerados pirataria pelo direito internacional, como por exemplo pela convenção das Nações Unidas sobre direito do mar da qual Moçambique é parte, é signatário".

"A nossa recomendação é fazer alguns ajustes no tipo penal de pirataria para que ele esteja completamente consistente com o conceito internacional de pirataria para não levar eventualmente a uma impunidade", concluiu Tiago Zanella.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) alertou em 24 de setembro que Moçambique enfrenta um "adversário silencioso e destrutivo" com a pesca ilegal, mostrando-se disponível para apoiar com o novo projeto de reforço da fiscalização.

A ONU acrescentou que o país perde anualmente entre 60 e 70 milhões de dólares (51 a 59 milhões de euros) com práticas ilegais no setor pesqueiro, que diz comprometerem a sustentabilidade dos recursos e a sobrevivência das comunidades costeiras.

Leia Também: Professores da Escola Portuguesa de Moçambique anunciam greve

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2880089/onu-recomenda-a-mocambique-atualizar-legislacao-maritima-para-travar-pirataria#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes