Onda "gigante" mata uma pessoa e fere 35 em praia na Argentina
- 13/01/2026
Uma pessoa morreu e 35 ficaram feridas quando foram arrastadas, esta segunda-feira, dia 12 de janeiro, por uma onda com entre 5 e 6 metros de altura.
A onda apanhou de surpresa aqueles que se encontravam numa praia na localidade de Santa Clara del Mar, em Buenos Aires. No vídeo acima pode ver os momentos que se seguiram após a chegada da onda.
Segundo as autoridades, citadas pelo 20 minutos, o incidente aconteceu à tarde, num momento em que a praia estava repleta de turistas. A onda apanhou a todos desprevenidos e arrastou dezenas deles com violência.
Os meios locais referem que a pessoa que morreu embateu com a cabeça contra uma rocha, tendo os eu corpo sido arrastado para o areal, onde foi sujeita ainda a manobras de reanimação, mas sem sucesso. Entre os feridos está uma pessoa em estado grave.
Testemunhas do momento relataram que estavam a passar a tarde na praia California Beach quando o mar recuou de forma invulgar e deu lugar a uma sucessão de ondas "gigantes".
As ondas inundaram a zona onde muitos turistas apanhavam sol, tendo arrastado malas e outros pertences pessoais. OS presentes tiverem que se entreajudar para que as consequências da situação não fossem piores, relata a Pagina 12, que define este fenómeno como se tendo tratado de um meteotsunami.
Santa Clara del Mar é uma zona balnear tranquila e tem, geralmente, um mar calmo e agradável, motivo pelo qual o fenómeno apanhou todo de surpresa.
O que é um Meteotsunami
O fenómeno foi classificado como um meteotsunami, uma onda de grande dimensão gerada por mudanças bruscas na atmosfera e não por atividade sísmica. Este tipo de eventos é extremamente raro e difícil de prever.
"É preciso fazer os estudos correspondentes para confirmar, mas tudo indica que foi um meteotsunami", afirmou Fernando Oreiro, engenheiro de Marés.
Leia Também: Forte sismo no oeste do Japão mas sem emissão de alerta de tsunami














