Oito mortos em confronto com a polícia durante operação no Brasil
- 29/01/2026
A operação, na qual um agente ficou ferido com um disparo numa perna, foi realizada esta madrugada por elementos da Polícia Civil e da Polícia Militar da Bahia, numa zona florestal de Eunápolis onde os alegados criminosos tinham montado uma base.
A ação policial tinha como objetivo impedir que membros de uma organização criminosa avançassem com um plano para resgatar cúmplices que se encontram reclusos no estabelecimento prisional do sul da Bahia, segundo um comunicado da Secretaria Estadual de Segurança Pública.
De acordo com a nota, os responsáveis pela operação apreenderam um número não especificado de armas, carregadores, munições e coletes à prova de bala na zona do tiroteio.
Os homens entrincheirados na área florestal reagiram à chegada da polícia e iniciaram um tiroteio que terminou com nove feridos por arma de fogo (os oito suspeitos e o agente).
Os suspeitos atingidos foram transportados para um hospital da região, mas não resistiram à gravidade dos ferimentos e acabaram por morrer na unidade hospitalar.
Os investigadores suspeitam que os homens integravam o Comando Vermelho, uma das maiores organizações criminosas do Brasil, comandada a partir das prisões do Rio de Janeiro e com ramificações em vários estados do país.
A Bahia foi o estado brasileiro com o maior número de mortes em operações policiais em 2025, com 1.569 casos, segundo estatísticas do Ministério da Justiça.
Outros estados do norte e nordeste do Brasil registam indicadores crescentes de violência, uma vez que diferentes organizações criminosas, principalmente o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital, alargaram a disputa territorial a essas regiões.
Leia Também: Homem procurado no Brasil por agredir e violar companheira detido pela PJ














