Nova-iorquinos iniciam sábado votação antecipada em autárquicas tensas
- 24/10/2025
Três candidatos disputam a liderança da cidade de Nova Iorque no ato eleitoral agendado para 04 de novembro: o democrata Zohran Mamdani, favorito nas sondagens, o independente Andrew Cuomo, ex-governador do estado, e o republicano Curtis Silwa.
O ainda presidente da câmara de Nova Iorque, Eric Adams, anunciou em setembro que desistia da corrida eleitoral. Enfraquecido por acusações de corrupção, Eric Adams chegou a candidatar-se como independente.
O arranque da votação antecipada coincide com um aumento da tensão social em Nova Iorque, após operações das autoridades federais que visaram vendedores ambulantes e imigrantes, resultando em várias detenções e protestos contra as políticas anti-imigração de Trump.
Além da eleição nova-iorquina, os estados da Virgínia e de Nova Jérsia elegem também, a 04 de novembro, os seus novos governadores, num contexto de protestos, confrontos e deportações em vários estados.
A taxa de participação em eleições municipais tem sido tradicionalmente baixa - inferior a 20% há quatro anos -, mas o entusiasmo em torno de Zohran Mamdani poderá alterar esse cenário, de acordo com analistas.
O deputado estadual de 34 anos, que se apresenta como "socialista democrático", recebeu o apoio de sindicatos e da governadora Kathy Hochul, mas tem sido alvo de críticas de setores conservadores, incluindo do próprio Trump, que o acusa de ser "comunista".
Mamdani, que cumpre o seu primeiro mandato como deputado estadual, representa uma nova geração de candidatos locais, contrastando com figuras experientes como Cuomo - antigo governador, procurador-geral e secretário federal da habitação -, ou antecessores como Bill de Blasio e Michael Bloomberg.
A votação antecipada, introduzida em Nova Iorque em 2019, decorre durante oito dias.
Leia Também: Voos sazonais entre Nova Iorque e Faro vão continuar em 2026














