Nova Iorque lança projeto para monitorizar agências federais de imigração

  • 03/02/2026

De acordo com um comunicado, o plano prevê que o gabinete de Letitia James recolha informações sobre as operações realizadas no estado e envie "pessoal treinado para observar e documentar essas atividades, quando apropriado, assim como quaisquer protestos relacionados".

 

As informações recolhidas poderão levar a ações judiciais.

"Esses observadores jurídicos servirão como testemunhas neutras no local, registando informações que possam orientar futuras ações legais", referiu o gabinete da procuradora, na mesma nota informativa.

No entanto, especificou a mesma fonte, os observadores - "funcionários treinados do gabinete da procuradora-geral que participam de forma totalmente voluntária" - "não interferirão" nas atividades dos agentes federais.

"Como principal autoridade policial de Nova Iorque, a procuradora-geral Letitia James tem a responsabilidade de defender o Estado de Direito e proteger os direitos civis e as liberdades constitucionais de todos os nova-iorquinos. O Projeto de Observação Jurídica apoiará esse mandato, garantindo que a procuradora-geral tenha informações precisas e oportunas para avaliar se as atividades de aplicação da lei estão em conformidade com a legislação", prosseguiu a nota informativa.

A governadora do estado de Nova Iorque, a democrata Kathy Hochul, anunciou na semana passada um projeto de lei com o objetivo de impedir as autoridades federais de utilizarem agentes da polícia e prisões locais nas suas operações para deter imigrantes.

"Ao longo do último ano, os agentes federais de imigração cometeram atos de violência indescritíveis contra os americanos sob o pretexto da segurança pública. Estes abusos - e o uso de polícias locais como armas para impor as leis de imigração - não serão tolerados em Nova Iorque", afirmou a governadora em comunicado.

Segundo a imprensa nova-iorquina, o novo presidente da Câmara de Nova Iorque, Zohran Mamdani, deverá também aprovar em breve uma lei que impede os agentes federais de imigração de estabelecerem uma presença permanente nas prisões da cidade.

Estas iniciativas surgem numa altura em que a administração de Donald Trump intensifica as operações anti-imigração em estados e cidades com lideranças democratas, designadas como "santuários", que protegem os residentes indocumentados limitando a sua cooperação com os serviços federais de imigração.

Destaca-se o caso de Minneapolis, no estado do Minnesota, onde dois cidadãos norte-americanos, Renee Good e Alex Pretti, foram mortos por agentes federais em janeiro, no âmbito de uma operação anti-imigração de grande escala na região.

Leia Também: Brasileiro apoiante de Trump detido pelo ICE. Estava ilegal há 15 anos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2932222/nova-iorque-lanca-projeto-para-monitorizar-agencias-federais-de-imigracao#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes