Mulher detida quando tentava registar filho que não era seu. Mãe sabia
- 23/12/2025
A Polícia Nacional espanhola deteve, na localidade de Puertollano, na Cidade Real uma mulher, no momento em que tentava registar um bebé como seu filho.
A mulher é acusada dos crimes de falsificação de parto e alteração da paternidade de um menor.
Segundo conta o 20 minutos, a suspeita apresentou-se nos serviços de Registo Civil alegando que dera à luz há pouco tempo no hospital Juan Ramón Jiménez de Huelva e dizendo querer registar o seu filho.
A suspeita agiu, contudo, com o conhecimento da mãe da criança.
A mãe biológica, cujo paradeiro é desconhecido e que tem até três processos judiciais em seu nome, incluindo uma pena de prisão decretada pelo Tribunal Nacional por crimes de fraude, terá combinado usar o cartão de saúde e o documento de identidade da agora detida, tanto no momento do parto como para o posterior registo legal do bebé.
Segundo refere a polícia em comunicado enviado aos meios espanhóis, o objetivo do esquema era que a mãe conseguisse levar o bebé do hospital, sem ser detida.
A agora detida tentou depois da detenção evitar o seu envolvimento nos factos, denunciando falsamente à Polícia Nacional o extravio da sua documentação antes do parto e formalizando novamente uma segunda denúncia após o parto, na qual comunicava que alguém teria utilizado os seus dados de filiação para registar um bebé em seu nome.
O 20 minutos refere que o esquema foi organizado com a promessa de um pagamento que nunca chegou a ser feito.
O esquema foi descoberto depois de os investigadores terem detetado inconsistências nos dados relativos às denúncias, bem como irregularidades na documentação apresentada ao Registo Civil, o que permitiu revelar a conivência dos pais biológicos com a detida para simular e registrar o nascimento.
A polícia continua a tentar localizar a mãe biológica — sobre a qual pesa uma ordem de detenção e prisão. Os s pais biológicos são acusados dos crimes de usurpação do estado civil, alteração da paternidade, estado civil ou condição do menor.
Leia Também: Cavaleiro do Chega filmou abusos a menores. Colega viu vídeos e denunciou














