Morreu Jeffrey R. Holland, dirigente da Igreja Mórmon. Tinha 85 anos

  • 27/12/2025

Morreu Jeffrey R. Holland, um alto funcionário da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (IJCSUD), que seria o próximo na linha de sucessão para a presidência da Igreja, aos 85 anos.

 

Holland morreu na madrugada de hoje, devido a complicações relacionadas com uma doença renal, anunciou a IJCSUD. Tinha sido hospitalizado no passado dia 25.

Holland faleceu em Salt Lake City, no Estado norte-americano de Utah, e liderava o Quórum dos Doze Apóstolos, um órgão administrativo da Igreja que auxilia na definição das suas políticas e supervisiona os diversos interesses comerciais daquela que é amplamente conhecida como a "Igreja Mórmon".

O líder era o segundo membro com mais tempo de serviço no Quórum dos Doze, depois do presidente Dallin H. Oaks, o que o tornava o próximo na linha de sucessão, de acordo com um plano há muito estabelecido.

Henry B. Eyring, um dos dois principais conselheiros de Oaks, é agora, o próximo na linha de sucessão para a presidência.

Os especialistas sobre esta Igreja referiram, em outubro passado, a saúde debilitada de Holland, quando Oaks não o selecionou como conselheiro, todavia Holland participou em vários eventos da IJCSUD nesse mês em cadeira de rodas.

A sua morte deixa uma vaga no Quórum dos Doze Apóstolos, que Oaks preencherá nos próximos meses, provavelmente chamando um novo apóstolo de um conselho de liderança de nível inferior. Os apóstolos são todos homens, de acordo com o sacerdócio exclusivamente masculino da IJCSUD.

Holland cresceu em St. George, no Utah, e trabalhou durante muitos anos na administração educacional antes de ser chamado para se juntar às fileiras da liderança da IJCSUD; serviu como nono presidente da Universidade Brigham Young, em Probo, no Utah, a principal instituição de ensino superior da Igreja, de 1980 a 1989, e foi comissário do sistema global de educação da Igreja. Sob a sua liderança, a Universidade de Provo trabalhou para melhorar as relações inter-religiosas e estabeleceu um campus satélite em Jerusalém.

A Liga Antidifamação homenageou, posteriormente, Holland com o Prémio Tocha da Liberdade por ajudar a promover uma maior compreensão entre as comunidades cristã e judaica.

Holland é amplamente recordado por um discurso de 2021 no qual apelava aos membros da igreja para empunharem mosquetes metafóricos em defesa dos ensinamentos da fé contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O discurso, conhecido popularmente como "o discurso dos mosquetes", tornou-se leitura obrigatória para os estudantes do 1.º ano da Brigham Young University, em 2024, gerando preocupação entre estudantes e defensores da comunidade LGBTQ+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgénero, Queer/Questioning).

Holland deixa viúva Patricia Terry, três filhos, 13 netos e seis bisnetos.

Leia Também: Aprovado novo mapa eleitoral do Utah favorável a democratas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2910261/morreu-jeffrey-r-holland-dirigente-da-igreja-mormon-tinha-85-anos#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes