Morreu a primeira mulher eleita primeira-ministra de Moçambique
- 16/01/2026
Morreu a primeira mulher eleita primeira-ministra de Moçambique. Luísa Diogo tinha 68 anos. Luís Montenegro salienta a sua notável "dedicação ao serviço público".
A antiga primeira-ministra de Moçambique, Luísa Dias Diogo, faleceu aos 68 anos de idade, vítima de uma doença prolongada, avança a Folha de Maputo.
A estadista encontrava-se hospitalizada há vários meses no nosso país, onde acabou por morrer, esta sexta-feira, dia 16 de janeiro.
Segundo recorda o meio moçambicano, Luísa foi a primeira mulher a ocupar os cargos de ministra do Plano e Finanças e de primeira-ministra de Moçambique.
O Governo português já reagiu à notícia. Numa nota partilhada nas suas redes sociais, enaltece a sua "notável dedicação ao serviço público e contributo para o fortalecimento das relações entre Portugal e Moçambique".
"A família e ao povo moçambicano, as nossas sentidas condolências", lê-se ainda.
Luísa Diogo que, seguno o jornal O Pais, nasceu a 11 de Abril de 1958, na província de Tete, teve uma carreira notável na governação como no sector financeiro, tendo liderado uma das mais prestigiadas instituições bancárias do seu país. A morte de Luísa Diogo, que foi primeira ministra do país entre 2004 e 2010, representa uma perda significativa para Moçambique, em particular para as mulheres.
Leia Também: Morreram mais 3 garimpeiros em mina de Moçambique. "Trabalham sem regras"














