Moçambique espera recensear mais de 221 mil jovens para serviço militar
- 30/12/2025
"Para o ano de 2026, está planificado, como meta, recensear 221.141 mancebos de ambos os sexos", disse o diretor nacional dos Recursos Humanos do Ministério da Defesa de Moçambique, Jorge Delfim Leonel, em conferência de imprensa em Maputo.
De acordo com o responsável, para o cumprimento da meta, foram criados 1.499 postos fixos de recenseamento e 131 móveis em todo território nacional, sendo que as inscrições deverão ocorrer nas administrações distritais, autarquias locais, postos administrativos, centros provinciais de recrutamento e mobilização e outros órgãos da Administração Pública.
"Para os jovens que estejam interessados na incorporação voluntária nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e no Serviço Cívico, poderão solicitar, através de um requerimento, dirigido a sua excelência o ministro da Defesa Nacional, nos termos previstos na lei do serviço militar (...) desde já, o Ministério da Defesa enaltece esta vontade e disponibilidade que estes homens têm de se engajar na defesa da pátria", disse.
O Ministério da Defesa também vai realizar o recenseamento de novos mancebos nas missões diplomáticas e consulares de Moçambique da área de residência, para os cidadãos moçambicanos residentes no exterior.
O recenseamento visa todos os cidadãos moçambicanos de ambos os sexos, residentes no território nacional e no exterior, nascidos em 2008 e aqueles que não o fizeram anteriormente, desde que não tenham ultrapassado os 35 anos de idade.
O exercício é feito no início de cada ano e não implica automaticamente a incorporação no SMO, pois este ato está sujeito a testes de aptidão e ao número definido anualmente para o ingresso nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).
Leia Também: Chuvas matam sete pessoas e afetam mais de 500 famílias em Moçambique














