Moçambique e Reino Unido assinam pacto para mobilizar 2,5 mil milhões
- 28/01/2026
De acordo com um comunicado do Alto Comissariado Britânico em Maputo, divulgado hoje, o acordo foi assinado no primeiro dia da visita da ministra do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional e África, Jenny Chapman, a Moçambique, como uma reafirmação da força da parceria entre os dois países e o compromisso britânico com uma cooperação de longo prazo, mutuamente benéfica.
"A baronesa Chapman e o ministro moçambicano do Planeamento e Desenvolvimento assinaram o pacto para o crescimento económico inclusivo Reino Unido--Moçambique. O pacto visa mobilizar até três mil milhões de dólares de investimento potencial do Reino Unido e impulsionar um crescimento inteligente face ao clima, criando as bases para um aumento do investimento responsável e mais e melhores empregos para cidadãos moçambicanos", refere-se no documento.
A visita, segundo o Reino Unido, apresenta novas iniciativas apoiadas pelo país europeu, que incluem um novo veículo de financiamento de capital de risco através da Finance Sector Deepening Africa (FSDA) para ajudar a desenvolver os mercados de capitais de Moçambique e mobilizar investimento em agronegócios e inovação climática, o lançamento de uma parceria estratégica com a consultora McKinsey para apoiar o país africano na revitalização e desenvolvimento da sua estratégia de industrialização verde, abrindo caminho a empregos na indústria com maior produtividade e maior qualidade.
No Estado de direito e saúde, o documento apresenta ainda um novo acordo com o International Centre for Asset Recovery (ICAR), em colaboração com a Procuradoria-Geral da República (PGR) moçambicana, para reforçar capacidades de investigação e acusação em casos de corrupção, finanças ilícitas e branqueamento de capitais, além de um quadro renovado de partilha de encargos e mobilização de recursos internos para bens de planeamento familiar.
Jenny Chapman, citada no comunicado, disse que a visita evidencia o impacto real da parceria entre Moçambique e o Reino Unido, o compromisso de uma nova relação com as nações africanas, baseada no respeito, na igualdade e em prioridades partilhadas.
"Desde a rápida mobilização de equipas para apoiar a resposta às cheias em Moçambique, ao desbloquear investimento e impulsionar um crescimento inteligente face ao clima, até ao reforço dos sistemas de saúde e ao empoderamento de jovens mulheres, esta visita demonstra a determinação do Reino Unido em trabalhar com Moçambique para apoiar reformas e construir sistemas que sustentem a resiliência climática, a saúde, a educação e a prosperidade para todas e todos", acrescentou.
De acordo com o documento, a nova abordagem de parceria assinala uma mudança face aos modelos tradicionais de doadores, avançando para parcerias baseadas no respeito, na igualdade e em prioridades partilhadas.
Leia Também: Supostos terroristas raptam duas crianças em Moçambique














