Minneapolis? Conversa "produtiva" entre Trump e Walz: "Sintonia"

  • 26/01/2026

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avançou, esta segunda-feira, que esteve a conversar com o governador do Minnesota, notando que ambos pareciam estar em "sintonia".

 

Donald Trump revelou ter recebido uma chamada telefónica de Tim Walz. Na conversa, que descreveu como "muito boa", o republicano referiu que o governador estava satisfeito com o facto de o czar da fronteira, Tom Homan, estar a caminho de Minnesota.

"O governador Tim Walz ligou-me com um pedido para trabalharmos juntos em relação ao Minnesota. Foi uma chamada muito boa e, de facto, parecíamos estar em sintonia", disse, numa publicação na sua plataforma Truth Social. 

E acrescentou: "Ele ficou feliz por Tom Homan ir para o Minnesota e eu também".

De recordar que Trump e Walz tiveram um troca de farpas nos últimos dias devido ao envio de agentes do serviço de imigração norte-americano (ICE, em inglês) para aquele estado, onde duas pessoas já foram mortas: Renee Good e Alex Pretti.

Ainda assim, o presidente norte-americano mostrou-se otimista com a chamada telefónica, assim como quanto à situação no Minnesota. Disse ainda que ambos conversarão novamente. 

Já o governador Tim Walz caracterizou a conversa com Trump como "produtiva", adiantando que o republicano concordou "analisar a possibilidade de reduzir o número de agentes federais" no Minnesota. Notou também que pressionou Donald Trump para que fosse feita uma investigação. 

No domingo, durante uma conferência de imprensa, Tim Walz, recorde-se, comparou a repressão promovido pelo presidente dos EUA ao regime nazi. Nessa declaração, pediu aos habitantes de Minneapolis para que fiquem "calmos e se mantenham seguros". 

"Fiquem calmos, mantenham-se seguros. Uma mudança está a surgir, mas este combate ainda acontece", referiu Walz, que tem agora de lidar com a segunda morte de um residente no estado norte-americano desde o início do ano, quando Renee Good também morreu às mãos do ICE.

Mas não foi apenas aos residentes do Minnesota que Walz (democrata que concorreu com Kamala Harris à Casa Branca nas últimas eleições) se dirigiu. A todos os cidadãos norte-americanos perguntou: "De que lado querem estar?"

Walz pergunta

Walz pergunta "de que lado" querem estar os EUA. Trump, "qual é o plano?"

O governador do Minnesota, Tim Walz, apelou a que sejam retirados os cerca de 3.000 agentes do ICE que estão no estado, "antes que matem mais alguém." Alex Pretti é a vítima mortal mais recente, cerca de três semanas depois de Renee Good ter morrido baleada por um agente do ICE - tal como Pretti.

Ana Teresa Banha | 19:36 - 25/01/2026

Duas mortes em menos de um mês em Minneapolis

Alex Pretti, de 37 anos, morreu, no sábado, em Minneapolis, depois de ser baleado por agentes do ICE. Esta é a segunda morte às mãos do ICE no espaço de três semanas nesta cidade do estado norte-americano do Minnesota. 

A vítima, natural dos Estados Unidos, foi cercada e agredida por várias pessoas, ouvindo-se depois 10 tiros a ser disparados.

Já no dia 7 de janeiro, Renee Good foi morta a tiro também por um agente do ICE, em Minneapolis. Na altura, o governo americano também alegou que a morte da mulher tinha sido em legítima defesa.

ICE volta a matar nos EUA. Que se sabe de (novo) tiroteio em Minneapolis?

ICE volta a matar nos EUA. Que se sabe de (novo) tiroteio em Minneapolis?

Alex Pretti é a mais recente vítima dos agentes do serviço de imigração norte-americano (ICE). Natural dos Estados Unidos, o homem foi morto a tiro em Minneapolis, no estado de Minnesota. A administração alega que os agentes agiram em legítima defesa, mas testemunhas contradizem esta versão.

 Maria Gouveia | 08:25 - 25/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2926563/minneapolis-conversa-produtiva-entre-trump-e-walz-sintonia#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes