Mercosul. Costa e von der Leyen reúnem-se com Lula antes da assinatura
- 14/01/2026
Em comunicado, a União Europeia detalhou que a reunião de António Costa e Ursula von der Leyen com Lula da Silva, um dos líderes que mais lutou para a conclusão deste acordo, que será assinado um dia depois na capital do Paraguai, Assunção, acontecerá na sexta-feira na cidade brasileira do Rio de Janeiro.
"A mais recente presidência brasileira do Mercosul foi crucial para fazer avançar as negociações do acordo entre a União Europeia e o Mercosul, abrindo caminho à sua assinatura ainda esta semana, no Paraguai", frisou em comunicado a União Europeia.
No sábado, os dois líderes europeus seguem para o Paraguai, país que detém a presidência do Mercosul para assinar o acordo, em negociação há 25 anos.
"Trata-se de um marco importante na relação de longa data da União Europeia com os parceiros do Mercosul - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - que reflete o compromisso da União Europeia com a construção de parcerias a nível global para diversificar o comércio e reafirmar uma ordem multilateral baseada em regras2, garantiu a União Europeia.
O acordo UE-Mercosul permitirá aos europeus exportar mais veículos, maquinaria, vinhos e bebidas espirituosas para a América do Sul.
No sentido oposto, facilitará a entrada na Europa de carne, açúcar, arroz, mel e soja.
Leia Também: Acordo UE/Mercosul? XTB revela as empresas que podem ser beneficiadas














