Médio Oriente: Israel anuncia reabertura da passagem de Rafah
- 30/01/2026
"Em conformidade com o acordo de cessar-fogo e a diretiva da cúpula política, a passagem de Rafah será aberta neste domingo, em ambos os sentidos, apenas para a circulação limitada de pessoas", afirmou um comunicado, o ministério da Defesa israelita.
Segundo o mesmo texto, "a entrada e a saída da Faixa de Gaza pela passagem de Rafah serão permitidas em coordenação com o Egito, após prévia verificação de segurança dos indivíduos por Israel e sob a supervisão da missão da União Europeia".
O movimento radical islamista palestiniano Hamas exigira hoje que Israel abrisse a passagem de fronteira de Rafah, entre a Faixa de Gaza e o Egito, uma medida com a qual o adversário disse ter concordado.
O governo israelita anunciou segunda-feira o acordo para a reabertura limitada da passagem de fronteira de Rafah, apenas para pedestres, assim que o corpo do último refém israelita, em Gaza, o polícia Ran Gvili, fosse devolvido a Israel, mas sem definir uma data.
Os restos mortais daquele agente da autoridade foram exumados no início da semana pelo exército israelita, de um cemitério no norte da Faixa de Gaza e, posteriormente, enterrados em Israel, quarta-feira.
Leia Também: África do Sul ordena saída do principal diplomata da Embaixada de Israel














