Mais de 100 detenções por "falsificação" nas legislativas no Kosovo
- 23/01/2026
"Falamos de uma organização e de uma intenção direta de subverter os resultados e a vontade dos cidadãos", afirmou Petrit Kryeziu numa conferência de imprensa.
"Neste momento, temos 109 pessoas detidas por crimes de falsificação dos resultados eleitorais, pressão e intimidação, bem como por corrupção ativa e passiva", acrescentou.
No total, destacou o magistrado, mais de 68.000 boletins de voto terão sido desviados durante as legislativas, vencidas pelo partido do primeiro-ministro cessante, Albin Kurti.
Uma investigação foi aberta em meados deste mês sobre alegadas fraudes durante a contagem, desconhecendo-se, para já, se beneficiaram algum partido em particular.
Os resultados preliminares das eleições deram a vitória ao Vetevendosje (VV), formação de Kurti, que obteve mais de 51% dos votos.
Contudo, após ter sido constatado um "elevado grau de inexatidões" numa recontagem parcial de verificação, a Comissão Eleitoral (CEC) ordenou uma nova contagem dos boletins em todas as assembleias de voto, declarou o presidente deste órgão, Kreshnik Radoniqi.
Na segunda-feira e na sequência desta decisão da autoridade eleitoral, a procuradora Laura Pula anunciou a abertura de uma investigação sobre eventuais "infrações penais relacionadas com o processo eleitoral" e foi nesse âmbito que se realizaram as detenções.
As eleições de 28 de dezembro foram organizadas após mais de 10 meses de paralisação política: sem uma maioria clara, o VV, que tinha ficado em primeiro lugar no escrutínio anterior, em fevereiro de 2025, falhou a formação de uma coligação e acabou por recorrer a novas eleições.
A investigação, bem como a nova operação de contagem, adiam ainda mais a formação da assembleia e, posteriormente, de um governo, prolongando um bloqueio institucional que custou ao país milhões de euros em ajuda não recebida.
No dia seguinte à votação de dezembro, a chefe da diplomacia europeia, Kaja Kallas, declarou que Bruxelas contava com a "rápida formação" do novo governo, para pôr termo ao "bloqueio político".
Leia Também: Comissão no Kosovo ordena recontagem de todos os votos das legislativas














