Maior hospital do norte de Moçambique suspende cirurgias eletivas nas festas

  • 20/12/2025

"As atividades de rotina que temos realizado vão ter um tempo de descanso. Estamos a falar das consultas e mesmo das operações, aquelas eletivas, e vai ficar especificamente para questões de urgências", disse Cachimo Mulina, diretor do maior hospital na região norte de Moçambique.

 

Em 5 de novembro, o porta-voz do Hospital Central de Nampula, Suleimane Isidro, disse que aquela unidade sanitária estava saturada, com cerca de 115% da capacidade de internamento, havendo risco de contaminações quer para médicos, quer para pacientes.

"Só um exemplo (...), a nossa taxa de ocupação de camas neste hospital ultrapassa os 100%. Nós estamos a cerca de 110 a 115%", disse Suleimane Isidro, porta-voz da maior unidade hospitalar do norte de Moçambique.

De acordo com o porta-voz, naquela situação torna-se impossível manter a taxa de ocupação de camas hospitalares na ordem ideal de 80 a 90%, para deixar a cama entre um doente e outro, para fazer a desinfeção e colocar um outro doente.

"Infelizmente, em Nampula, nós temos o hospital central de Nampula como o recetor de todos os pacientes da província. O que isso vai criar é que, das cerca de 600 camas que nós temos neste hospital, hoje elas não conseguem suportar a procura", sublinhou Suleimane Isidro.

O Hospital Central de Nampula recebe doentes dos 23 distritos da província e outros doentes que vêm transferidos dos hospitais das províncias vizinhas, como Niassa e Cabo Delgado.

Leia Também: Companhia aérea moçambicana reforça frota com um Airbus alugado

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2907690/maior-hospital-do-norte-de-mocambique-suspende-cirurgias-eletivas-nas-festas#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes