Ligações a Epstein? Governo francês pede que ex-ministro seja convocado
- 06/02/2026
"O Eliseu e Matignon pediram aos ministros envolvidos que convocassem Jack Lang e lhe pedissem para pensar na instituição", afirmou a equipa de Emmanuel Macron.
Os ministros das Relações Exteriores e da Cultura têm a tutela do Instituto do Mundo Árabe.
A divulgação de três milhões de documentos da investigação ao criminoso sexual norte-americano Jeffrey Epstein reacendeu controvérsias que atingem figuras políticas, a realeza britânica e instituições internacionais, com impactos em França, Reino Unido, México, Noruega e Rússia.
O antigo ministro da Cultura francês Jack Lang tentou na quarta-feira conter a polémica gerada pelas referências ao seu nome nos documentos, invocando "ingenuidade" na relação com Jeffrey Epstein - um influente milionário norte-americano acusado de controlar um esquema de tráfico sexual e abuso sexual de menores -, afastando a hipótese de renunciar à presidência do Instituto do Mundo Árabe, cargo que ocupa desde 2013.
Lang, de 86 anos, sublinhou que não existe qualquer acusação formal contra si e que a sua presença nos documentos não implica irregularidades, embora as 673 menções ao seu nome e alegados conflitos de interesses tenham afetado a sua reputação e a da filha, Caroline.
Leia Também: Ex-ministro francês Jack Lang "reconhece plenamente" relação com Epstein














