Líder do Comando Vermelho (e alvo da polícia) conseguiu fugir. Quem é?
- 30/10/2025
Edgar Alves de Andrade, conhecido como o 'Doca', era um dos principais alvos da megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Pena, que decorreu, na terça-feira, no Rio de Janeiro, no Brasil. O homem, que é o principal líder do Comando Vermelho em liberdade, conseguiu escapar.
Antes da megaoperação, já havia sido emitido um mandado de prisão preventiva para 'Doca', que, na hierarquia da organização criminosa, está abaixo de apenas outros dois homens que se encontram presos.
O secretário de Segurança Pública do Rio, Vitor Santos, referiu, citado pelo g1, que 'Doca' usou "soldados" do tráfico para fazer uma barreira e, assim, conseguir escapar à operação policial.
"O Doca, nós não conseguimos pegar nesse primeiro momento porque é uma estratégia que eles fazem. Ele bota os soldados como mais uma barreira para poder facilitar a sua prisão, a gente tem toda essa dificuldade", afirmou Vítor Santos, em entrevista à GloboNews.
De notar que o Disque Denúncia do Rio de Janeiro está, neste momento, a oferecer 100 mil reais para quem tiver informações sobre o paradeiro da narcotraficante.
Considerado um dos traficantes mais covarde e terrorista do Comando Vermelho e um dos criminosos mais procurados do Rio, Edgar Alves de Andrade 55 anos pic.twitter.com/D1KIkUl0kF
— RJNEWS (@vilaKennedyNews) January 26, 2025
Quem é Edgar Alves de Andrade?
Edgar Alves de Andrade ou 'Doca' nasceu em 1970, em Caiçara. Há, no entanto, falta de precisão no local exato, ou seja, se se trata de Caiçara no Rio Grande do Sul ou Caiçara na Paraíba.
Conta o site brasileiro g1 que 'Doca' terá entrado no mundo do crime há, pelo menos, 20 anos. Em 2007, foi preso em flagrante por porte de arma e tráfico de drogas, na vila da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. Anos depois, ficou em regime semiaberto.
Já em liberdade, 'Doca' assumiu um papel importante no Comando Vermelho. Papel esse que passou e passa pela liderança, gerindo os recursos da organização, principalmente na zona de Vila da Penha, e orquestrando as ordens de ação - como, por exemplo, a ordem que deu para matar André Lyra de Oliveira, conhecido como o 'Lápis', em 2021.
'Doca' tem ainda no seu 'currículo' uma longa lista de crimes. Só até 2023, tem associadas 176 notas criminais, sendo que a maioria passa pelo tráfico de droga, associação criminosa, roubos e furtos de cargas, homicídios, tortura e porte de armas.
Em 2020, Edgar Alves de Andrade foi acusado de ter autorizado o homicídio de três crianças, em Belford Roxo: Lucas Matheus da Silva, de 8 anos, Alexandre da Silva, 10 anos, e Fernando Henrique Ribeiro, de 12 anos. Os três rapazes tinham-se desentendido com um chefe de tráfico local por causa de um pássaro. Assim, com o aval de 'Doca', as crianças foram torturadas e mortas.
O que se sabe sobre a megaoperação?
A megaoperação realizada na terça-feira contra o Comando Vermelho nos complexos de favelas da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, causou pelo menos 121 mortes e já entrou para a história como a mais letal já registada naquele estado. No entanto, ainda há versões contraditórias e dúvidas por esclarecer.
Os dados da Polícia são inferiores aos apresentados pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro, que referiu que 132 pessoas foram mortas, depois de moradores dos bairros afetados terem estado à procura de familiares desaparecidos e começado a reunir e expor dezenas de corpos numa praça.
Como se formou a maior organização criminosa do Brasil?
O Comando Vermelho, também conhecido como CV, é uma das organizações criminosas mais antigas e influentes do Brasil - foi formada na década de 1970 por reclusos do Instituto Penal Cândido Mendes, em Ilha Grande, onde estavam presos comuns e presos políticos durante a Ditadura Militar.
"O Comando Vermelho nasce no interior dos presídios, no coração do Estado. Na convivência com as pessoas presas pela Lei de Segurança Nacional. Inicialmente, era chamado de Falange da Segurança Nacional. Depois vira Falange Vermelha. E, anos depois, a imprensa vai nomear como Comando Vermelho (CV)", explicou a socióloga Carolina Grillo, da Universidade Federal Fluminense, à BBC.
Leia Também: Quem era Penélope, membro do Comando Vermelho e morta na operação do Rio?















