Líder de Hong Kong considera que Jimmy Lai "mereceu" pena de 20 anos

  • 09/02/2026

Lai foi condenado por três crimes de conspiração para conluio com forças estrangeiras e publicação de material sedicioso. Outros oito arguidos no mesmo processo receberam penas que variam entre seis anos e três meses e dez anos de prisão.

 

Em comunicado, John Lee afirmou que os 156 dias de audiências públicas "com grande volume de provas apresentadas" comprovaram que Jimmy Lai foi "um cabecilha desprezível e sem escrúpulos anti-China".

"O arguido cometeu vários crimes hediondos e os seus atos maliciosos não têm medida", acrescentou o responsável. Para Lee, a pena pesada "demonstra que o Estado de Direito é respeitado e que a justiça foi feita", o que "traz alívio a todos".

O chefe do Executivo admitiu, no entanto, que Hong Kong "já pagou um preço elevado", afirmando que muitos residentes, especialmente jovens, foram "enganados" pelo Apple Daily durante os protestos de 2019, tornando-se "radicais".

Este foi o primeiro caso de condenação por conluio ao abrigo da Lei de Segurança Nacional, em vigor desde 2020, e John Lee classificou-o como um "marco importante" na defesa da soberania, segurança e interesses de desenvolvimento do país.

Num outro comunicado, o Governo de Hong Kong criticou as acusações e críticas feitas por países ocidentais e organizações estrangeiras, classificando-as como "calúnias maliciosas" e reiterando que o julgamento de Jimmy Lai foi justo.

"Esses países frequentemente abusam do conceito de segurança nacional para reprimir adversários internos, ao mesmo tempo que acusam Hong Kong de forma hipócrita e fabricaram alegações sobre a saúde de Lai durante o julgamento", afirmou um porta-voz do Executivo.

As autoridades acrescentaram que o Departamento de Serviços Prisionais garantiu, de acordo com a lei, "condições de detenção seguras, saudáveis, humanas e adequadas".

Jimmy Lai, empresário e ativista pró-democracia, fundou o agora extinto jornal Apple Daily, encerrado em 2021. O seu julgamento tornou-se um dos processos judiciais mais emblemáticos desde a imposição da Lei de Segurança Nacional pela China na Região Administrativa Especial de Hong Kong.

Leia Também: Sentença de ex-magnata da imprensa equivale a "pena de morte"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2935791/lider-de-hong-kong-considera-que-jimmy-lai-mereceu-pena-de-20-anos#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes