Líder da China elogia Macau por "defesa firme" da segurança nacional

  • 16/12/2025

De acordo com um comunicado do Governo de Macau, as declarações de Xi Jinping surgiram durante um encontro, em Pequim, com o chefe do Executivo da Região Administração Especial de Macau (RAEM), Sam Hou Fai, que tomou posse há menos de um ano.

 

Segundo a nota, Xi Jinping disse que "Sam Hou Fai liderou o novo Governo da RAEM no avanço resoluto e na acção pragmática, na defesa firme da soberania, da segurança e dos interesses do desenvolvimento do país".

De acordo com imagens transmitidas pela televisão pública TDM - Teledifusão de Macau, Sam garantiu que as autoridades do território "salvaguardaram resolutamente a soberania e a segurança nacionais".

A polícia de Macau anunciou, no final de julho, a detenção do ex-deputado e cidadão português Au Kam San, a primeira ao abrigo da lei de defesa da segurança do Estado, que entrou em vigor em 2009, tendo o âmbito sido alargado 14 anos depois.

Em agosto, a organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch instou as autoridades de Macau a "parar de reprimir críticas pacíficas e libertar imediata e incondicionalmente" Au Kam San.

Em 10 de setembro, durante uma visita a Macau, o primeiro-ministro português Luís Montenegro admitiu que não falou de Au Kam San com Sam Hou Fai e defendeu que o caso exige "a necessária discrição" e "algum recato".

Ainda não é conhecida a acusação e não há informações sobre quem vai defender o ex-deputado.

Também durante o encontro de hoje, Xi Jinping expressou satisfação pela realização "com sucesso" das eleições para o parlamento de Macau, a Assembleia Legislativa (AL), em 14 de setembro.

Já Sam Hou Fai sublinhou que o Governo da região "implementou plenamente o princípio 'Macau governada por patriotas'".

Em julho, a Comissão da Defesa da Segurança do Estado - cujo presidente por inerência é Sam Hou Fai - excluiu todos os 12 candidatos de duas listas concorrentes à AL considerando-os "não defensores da Lei Básica [a 'miniconstituição' de Macau] ou não fiéis" à RAEM.

Uma delas foi a lista do ainda deputado Ron Lam U Tou, uma das vozes mais críticas do Governo no parlamento de Macau.

Há cinco anos, a comissão eleitoral já tinha excluído cinco listas e 21 candidatos, 15 dos quais pró-democracia.

Ainda no encontro de hoje, Xi Jinping pediu a Sam Hou Fai para "insistir e melhorar a predominância do poder executivo".

Em 16 de outubro, André Cheong Weng Chon foi eleito presidente do parlamento de Macau, após ter abandonado o cargo de ex-secretário para a Administração e Justiça e sido nomeado por Sam Hou Fai como deputado.

Os residentes da região elegem 14 dos 33 deputados por sufrágio direto. Outros 12 são escolhidos por sufrágio indireto, através de associações, e sete são nomeados pelo líder do Governo.

A nomeação de André Cheong foi uma decisão "sem precedentes" que reforça os laços entre Executivo e parlamento, disse à Lusa, no final de setembro, o comentador político Sonny Lo Shiu-Hing.

Leia Também: China apreende quase meia tonelada de cocaína com colaboração dos EUA

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2905418/lider-da-china-elogia-macau-por-defesa-firme-da-seguranca-nacional#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes