Líder conservadora britânica expulsa deputado suspeito de deserção

  • 15/01/2026

Jenrick, de 44 anos, era responsável pela Justiça no "governo sombra" do principal partido da oposição, o grupo de deputados escolhido pela líder para escrutinar o executivo trabalhista de Keir Starmer.

 

Badenoch afirmou ter visto "provas claras e irrefutáveis de que ele estava a conspirar em segredo para desertar, de uma forma que causasse o maior dano possível aos seus colegas do governo sombra e ao Partido Conservador em geral".

"Os britânicos estão cansados de psicodramas políticos e eu também", acrescentou.

Embora Badenoch não tenha dado detalhes sobre a alegada "deserção", as expectativas é que Jenrick se juntaria a outros 20 antigos deputados conservadores que se juntaram ao partido Reformista, a formação populista liderada por Nigel Farage.

Farage negou hoje em conferência de imprensa que tenha existido uma "conspiração" para atrair Jenrick, mas admitiu que mantinha conversações com ele, bem como com "numerosos" políticos conservadores interessados em aderir ao seu partido.

"É claro que falei com Robert Jenrick. Estava prestes a assinar um documento com ele? Não. Mas tivemos conversações? Sim", afirmou.

Apesar de ter sido derrotado na corrida para a liderança dos 'tories' em 2024 por Badenoch, Jenrick mostrou-se mais aberto do que Badenoch à possibilidade de algum tipo de acordo entre os conservadores e os reformistas na corrida para as próximas eleições legislativas, que devem ocorrer até 2029.

Jenrick ainda não respondeu à notícia da sua demissão.

A formação de Farage lidera atualmente as intenções de voto nas sondagens a nível nacional, quatro meses antes das eleições locais em Inglaterra e regionais na Escócia e País de Gales, em 07 de maio.

Esta mesma semana, o Reform UK anunciou a adesão de outro conservador proeminente, Nadhim Zahawi, que foi ministro das Finanças no governo de Boris Johnson.

Zahawi declarou que o país atravessa "um capítulo sombrio e perigoso" e que, para superá-lo, é necessária "uma revolução gloriosa".

O Partido Conservador britânico, que governou o país durante 14 anos consecutivos, está a lutar para recuperar credibilidade depis de sofrer a sua pior derrota eleitoral em 2024.

Os conservadores, que têm 118 deputados, estão sob pressão não só do governo trabalhista à sua esquerda, mas também do partido Reformista à direita, que atualmente só tem cinco deputados no parlamento. 

Leia Também: Reino Unido deseja transição pacífica do poder no Irão

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2919971/lider-conservadora-britanica-expulsa-deputado-suspeito-de-desercao#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes