Libertadas 5 vítimas de tráfico humano em Barcelona. Há 11 detidos
- 30/10/2025
Cinco cidadãos vietnamitas vítimas de tráfico humano foram libertados pela Guardia Civil espanhola e pela Polícia Municipal de Barcelona, este mês de outubro. Onze pessoas foram detidas, tendo as autoridades apreendido várias plantas de canábis, joias, documentos falsificados e 36.700 euros.
A operação Tomok TSH arrancou no início do ano, depois de dois cidadãos vietnamitas terem sido identificados como vítimas de tráfico humano, em Barcelona, detalhou o Ministério do Interior espanhol, num comunicado emitido na quarta-feira.
As vítimas estavam ao encargo de “uma organização criminosa que explorava pessoas vulneráveis para o cultivo, elaboração e distribuição de substâncias psicotrópicas em grande escala”, de acordo com a nota.
Os cidadãos “não tinham raízes sociais, recursos económicos ou conhecimento da língua [espanhola], e eram sujeitos a ameaças, agressões físicas e confinamento para os obrigar a trabalhar continuamente em condições desumanas”. Além disso, as vítimas “permaneciam trancadas, sem remuneração, recebendo apenas alguns alimentos esporadicamente e sob vigilância constante dos membros da organização, que também ameaçavam seus familiares no país de origem”.
As autoridades conseguiram identificar vários membros da organização e, em outubro, levaram a cabo três buscas na cidade de Barcelona e uma em Sant Pere de Ribes. Um estabelecimento público também foi investigado.
No total, quatro cidadãos vietnamitas com idades entre os 40 e os 51 anos e um espanhol de 47 anos foram detidos e acusados de crimes contra a saúde pública, pertença a organização criminosa, ameaças e fraude de energia elétrica. Outras seis pessoas com idades entre os 25 e os 53 anos foram também detidas por se encontrarem em situação irregular em Espanha.
No decorrer das buscas, outras três vítimas de tráfico de seres humanos, também elas de nacionalidade vietnamita, foram libertadas e colocadas sob proteção.
As autoridades apreenderam 1.357 plantas de canábis e 2.622 gramas de marijuana, assim como 36.700 euros, joias, documentação e elementos para falsificação de documentos de identidade.
O caso está a ser investigado.
Veja o vídeo da operação na galeria acima.
Leia Também: Espanha reconhece incapacidade total a mulher com síndrome pós-Covid














