Líbano. Drone israelita ataca junto a patrulha de capacetes azuis da ONU
- 16/01/2026
Segundo a FINUL, trata-se do terceiro ataque do género esta semana, desta feita quando os militares da Organização das Nações Unidas (ONU) encontraram um artefacto explosivo ligado a um pavio e detonador, após alerta de moradores.
"Os soldados da Paz fizeram um perímetro de segurança e preparavam-se para revistar uma outra casa. Pouco depois, um drone que sobrevoava a área lançou uma granada a cerca de 30 metros", lê-se em comunicado da FINUL, esclarecendo que não houve feridos a registar.
Na segunda-feira, dois tanques israelitas dispararam contra outra patrulha espanhola. A patrulha havia sido enviada para as proximidades de Sarda (sul do Líbano) para monitorizar as movimentações na região, ao abrigo do acordo de cessar-fogo.
Nesse mesmo dia, a missão da ONU relatou duas rajadas distintas que pareciam ser morteiros de iluminação a atingir o heliporto e o portão principal de uma das suas posições, a sudoeste da cidade de Yaroun (sul do Líbano).
Estas forças de Paz da ONU sublinharam que ações como a ocorrida hoje perto de Odaisseh colocam em risco a população civil libanesa e violam a resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Leia Também: "Assassínios em massa" no Irão. HRW pede reunião urgente da ONU














