Justiça croata aplica 50 anos de prisão a homicida de criança em escola
- 23/12/2025
Um croata foi hoje condenado a 50 anos de prisão pelo homicídio à facada de um aluno de sete anos num ataque a uma escola que chocou o país, onde este tipo de violência é raro.
Recorde-se que a pena máxima na Croácia é de 40 anos de prisão, com uma exceção legal: prisão de longa duração, que pode ir até 50 anos. Aplica-se apenas a crimes extremamente graves.
O ataque aconteceu a 20 de dezembro de 2024, na escola primária de Precko, em Zagreb, e deixou também feridos três alunos e uma professora.
O agressor, de 20 anos, identificado apenas pelas iniciais L.M., tinha 19 anos quando entrou na sua antiga escola, armado com uma faca, e esfaqueou as crianças e a professora. Mais tarde, tentou suicidar-se.
Na altura, foram publicadas imagens de vídeo que mostravam crianças a fugir do edifício e um helicóptero médico a aterrar no pátio da escola.
A polícia indicou no ano passado que o homem morava nas imediações da escola primária.
O advogado que representa a família da vítima, Kresimir Skarica, disse que a sentença foi a esperada e sublinhou que "não há vencedores nem vencidos neste caso".
A sentença proferida por um painel de juízes do tribunal de Zagreb ainda pode ser objeto de recurso.
Leia Também: Canadá apela a pedidos antecipados de visto para visitantes no Mundial














