Juiz dos EUA manda Trump manter programa de ajuda alimentar
- 31/10/2025
O Departamento de Agricultura foi ordenado a utilizar fundos de emergência para garantir a continuidade do Programa de Assistência Nutricional Suplementar, vulgarmente conhecido como SNAP (na sigla em inglês), que beneficia mais de 42 milhões de norte-americanos, apesar das alegações da administração Trump de que o programa tinha ficado sem fundos após um mês de paralisação ('shutdown') no Governo federal.
A administração Trump tinha afirmado que não ia usar cerca de cinco mil milhões de dólares (cerca de 4,2 mil milhões de euros) em fundos de contingência para manter os benefícios do SNAP.
Em Washington, o Senado (câmara alta do Congresso) tem sucessivamente falhado a aprovação de uma resolução de financiamento para pôr fim à paralisação parcial do Governo, iniciada a 01 de outubro.
Esta resolução do financiamento já foi aprovada na câmara baixa do Congresso (Câmara dos Representantes), também de maioria republicana.
Os democratas condicionam o voto favorável à negociação prévia da manutenção de benefícios de saúde para pessoas de rendimentos mais baixos, que expiram este ano.
O presidente republicano da Câmara, Mike Johnson, recusou-se a negociar com os democratas até que estes concordassem em reabrir o governo.
Esta é agora a segunda paralisação mais longa. A mais longa ocorreu durante o primeiro mandato de Trump, devido às exigências de fundos para a construção do muro na fronteira entre os EUA e o México. Esta paralisação terminou em 2019, ao fim de 35 dias.
TAB (DMC/PDF) // EJ
Lusa/Fim














