Juiz do Minnesota convoca diretor do ICE por incumprimento de ordens

  • 27/01/2026

Numa ordem datada de segunda-feira, Patrick J. Schiltz determinou que face ao desrespeito pelas instruções dadas, o responsável interino do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) deve comparecer pessoalmente em tribunal na sexta-feira para explicar por que motivo não deve ser considerado em desacato.

 

Schiltz criticou a forma como o Governo lidou com as audiências de fiança para imigrantes detidos, acusando as autoridades de enviarem milhares de agentes para o estado sem acautelar o tratamento das centenas de pedidos de 'habeas corpus' e outros processos judiciais resultantes.

"Este tribunal tem sido extremamente paciente com os arguidos", escreveu o juiz, acrescentando que, apesar das garantias dadas, "as violações continuam".

A decisão surge um dia depois de Trump ter ordenado ao seu "czar da fronteira", Tom Homan, que assumisse o comando da repressão da imigração no Minnesota, após a segunda morte registada este mês de uma pessoa baleada por um agente da lei da imigração.

Schiltz reconheceu que ordenar a comparência pessoal do chefe de uma agência federal é uma medida extraordinária, mas considerou igualmente extraordinária a dimensão do incumprimento das ordens judiciais por parte do ICE.

"Medidas menos drásticas já foram tentadas e falharam", afirmou o juiz na decisão.

O magistrado indicou ainda que cancelará a comparência de Lyons caso o peticionário em causa seja libertado da custódia antes da data marcada.

Leia Também: ICE em Itália para Jogos Olímpicos de Inverno? "Não são bem-vindos"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2927026/juiz-do-minnesota-convoca-diretor-do-ice-por-incumprimento-de-ordens#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes