Jordânia retira mais 20 crianças doentes de Gaza para tratamento
- 30/10/2025
Em comunicado, os militares informaram que retiraram "o 15º. grupo de crianças doentes da Faixa de Gaza, composto por 20 doentes e 56 acompanhantes", no âmbito da Iniciativa "Corredor Médico da Jordânia", que visa "apoiar o povo palestiniano e aliviar o seu sofrimento".
As crianças doentes "receberão tratamento em coordenação com o Ministério da Saúde da Jordânia e a Organização Mundial da Saúde (OMS) nos hospitais jordanos, que estão a prestar apoio médico e humanitário como parte da assistência médica oferecida pela Jordânia à população de Gaza", acrescentou o comunicado.
As autoridades referiram ainda que a Jordânia já acolheu 987 pessoas da Faixa de Gaza, incluindo 286 doentes e 701 acompanhantes, desde que o Rei Abdullah II lançou a iniciativa, em março do ano passado.
A Jordânia promoveu uma série de ações para lidar com a catástrofe humanitária em Gaza desde o início da guerra, a 07 de outubro de 2023, como o lançamento aéreo de ajuda humanitária, a retirada de feridos e doentes e a permissão de entrada de pessoal médico especializado no enclave palestiniano.
A guerra na Faixa de Gaza foi desencadeada pelos ataques de 07 de outubro de 2023 a território israelita, liderados pelo grupo islamita Hamas, nos quais morreram cerca de 1.200 pessoas e 251 foram feitas reféns.
Em retaliação, Israel lançou uma operação militar de grande escala na Faixa de Gaza, que causou mais de 68 mil mortos, segundo as autoridades locais, a destruição de quase todas as infraestruturas do território e a deslocação forçada de centenas de milhares de pessoas.
Leia Também: ONU pede a Israel que deixe entrar mantimentos e abrigos em Gaza














