Israel lança série de ataques contra o Hezbollah no Líbano
- 12/12/2025
De acordo com a agência de notícias estatal libanesa (NNA), os ataques de hoje atingiram dez locais, alguns situados a apenas 30 quilómetros da fronteira com Israel.
Em comunicado, o Exército israelita alegou ter "atingido um complexo de treino" pertencente à força de elite do Hezbollah, Al-Radwan, onde membros do grupo xiita estavam a aprender "o uso de vários tipos de armas" destinadas a serem utilizadas em "ataques terroristas".
O Exército israelita também "atingiu outras infraestruturas militares do Hezbollah em diversas zonas do sul do Líbano", acrescentou o comunicado.
A força aérea israelita já tinha visado alguns dos mesmos locais no início da semana.
Estes ataques ocorrem quando o Exército libanês tem previsto concluir até 31 de dezembro o desmantelamento das infraestruturas militares do Hezbollah entre a fronteira israelita e o rio Litani, situado cerca de 30 quilómetros mais a norte da divisa comum entre os dois países, de acordo com o cessar-fogo.
As áreas visadas hoje estão localizadas principalmente a norte do rio.
O Hezbollah foi severamente enfraquecido pela guerra com Israel, principalmente pelo assassinato do seu líder histórico, Hassan Nasrallah, num ataque aéreo israelita em Beirute, em setembro de 2024.
Desde então, os Estados Unidos têm aumentado a pressão sobre as autoridades libanesas para desarmar o grupo xiita.
Apesar de um acordo de cessar-fogo assinado em novembro de 2024 com o grupo xiita, Israel continua a realizar ataques regulares contra o Hezbollah, acusando-o de se rearmar.
Leia Também: Hamas propõe "congelar" armamento em troca de trégua a longo prazo














