Israel anuncia morte de responsável logístico do Hezbollah
- 24/10/2025
O porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), Avichay Adraee, relatou, na rede social X, que Karki foi morto num bombardeamento aéreo contra um veículo que o transportava.
Segundo o Exército, o responsável do Hezbollah comandou a reconstrução das capacidades militares do grupo libanês apoiado pelo Irão e trabalhou na recuperação das suas infraestruturas destruídas em ataques israelitas anteriores.
Além disso, coordenou o transporte e o armazenamento de armas no sul do Líbano e ocupou vários cargos na organização nos últimos anos.
O Exército indicou que as ações de Karki violavam os acordos entre Israel e o Líbano e alertou que continuará a atuar para eliminar qualquer ameaça ao Estado israelita.
O Hezbollah ainda não se pronunciou sobre o bombardeamento reivindicado por Israel, que surge após a notícia da morte de quatro pessoas não identificadas em dois ataques israelitas em Nabatiyeh, no sul do Líbano.
Israel continua a atacar o território libanês, apesar do cessar-fogo assinado em novembro de 2024, argumentando que visa membros ou instalações suspeitas do Hezbollah que violam o entendimento.
A par do Hamas na Palestina e dos Huthis do Iémen, o Hezbollah constitui o chamado eixo da resistência apoiado por Teerão, e que se envolveu em hostilidades militares com Israel, logo após o início da guerra na Faixa de Gaza, em outubro de 2023, em apoio do seu aliado palestiniano Hamas.
Após quase um ano de troca de tiros ao longo da fronteira israelo-libanesa, Israel lançou uma forte campanha aérea no verão do ano passado, que decapitou a direção do movimento xiita, incluindo o seu líder histórico, Hassan Nasrallah, e vários outros altos membros da sua hierarquia política e militar.
Desde o cessar-fogo, o Estado libanês tem procurado concentrar todo o armamento do país nas mãos das forças de segurança oficiais e deslocou efetivos para a zona da fronteira com Israel, tradicionalmente um reduto do Hezbollah e onde as tropas israelitas ainda mantêm posições militares.
Leia Também: Exército israelita ataca alvos do Hezbollah no leste do Líbano














