Irão: Washington anuncia novas sanções para impedir transporte de petróleo

  • 23/01/2026

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos alargou a lista de navios e entidades ligadas à frota, que, afirmou, permite a Teerão contornar as sanções norte-americanas para exportar o crude.

 

Estes novos navios, quatro dos quais estão registados no arquipélago do Pacífico de Palau, e os respetivos proprietários "transportaram petróleo iraniano e produtos petrolíferos no valor de centenas de milhões de dólares", de acordo com um comunicado do Tesouro.

As sanções "visam um elo chave no mecanismo de financiamento que permite ao Irão reprimir o povo", disse o secretário do Tesouro, Scott Bessent, citado no documento.

O membro da administração do Presidente norte-americano, Donald Trump, garantiu que o Tesouro vai continuar "a seguir o rasto das dezenas de milhões de dólares que o regime desviou e está desesperadamente a tentar transferir para bancos fora do Irão".

A Human Rights Activists News Agency, uma organização não-governamental (ONG) com sede nos Estados Unidos, avançou que pelo menos 5.002 pessoas morreram na repressão dos protestos que abalam o Irão há quase um mês, sendo a esmagadora maioria manifestantes.

A ONG acrescentou estar ainda a investigar mais 9.787 possíveis mortes.

As sanções norte-americanas levaram ao congelamento de todos os ativos detidos nos Estados Unidos pelos indivíduos e entidades visados.

Também proibiram qualquer empresa ou cidadão norte-americanos de fazer negócios com os visados, correndo o risco de serem alvo das mesmas sanções.

Os protestos no Irão intensificaram-se a partir do final de dezembro, impulsionados pelo agravamento da crise económica, pela elevada inflação e pelo descontentamento generalizado com o regime iraniano e a falta de liberdades civis.

As manifestações espalharam-se por várias cidades e têm sido duramente reprimidas pelas forças de segurança, com recurso a força letal.

Diferentes ONG de defesa dos direitos humanos denunciaram milhares de mortos, milhares de feridos e detenções em massa, embora os números exatos sejam difíceis de confirmar devido a cortes no acesso à Internet e à censura estatal, o que tem gerado ampla condenação internacional. 

Leia Também: Relações com a Europa nunca foram tão próximas. "Respirem fundo"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2925277/irao-washington-anuncia-novas-sancoes-para-impedir-transporte-de-petroleo#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes