Irão? "Potencial para negociação longe de esgotado"
- 29/01/2026
"Continuamos a apelar a todas as partes para que exerçam moderação e se abstenham de usar a força para resolver esta disputa. É claro que o potencial para negociações está longe de esgotado", disse o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, para o qual "qualquer ação coerciva só semearia o caos na região".
As tensões entre os Estados Unidos da América (EUA) e a República Islâmica do Irão, aliado da Federação Russa, estão a atingir o pico desde os protestos populares que assomaram as ruas iranianas e consequente repressão violenta do regime conservador xiita, já depois da guerra dos 12 dias em junho.
Washington reforçou sua presença no golfo Pérsico com o envio do porta-aviões Abraham Lincoln e a sua escolta, cuja chegada foi anunciada pelos militares dos EUA segunda-feira.
Quarta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araghchi, afirmou que as forças iranianas estão "prontas para atacar" em resposta a qualquer ofensiva contra o seu território.
Trump já ameaçou Teerão com um ataque "muito pior" do que os bombardeamentos conjuntos com Israel no verão passado contra as instalações nucleares do Irão.
"Espero que o Irão concorde rapidamente em 'sentar-se à mesa' e negociar um acordo justo e equitativo -- sem armas nucleares", escreveu o líder dos EUA na sua plataforma digital Truth Social.
Leia Também: Turquia oferece mediação mas prepara fronteira para possível conflito














