Irão. Cerca de 8.000 pessoas exigem em Berlim queda da República Islâmica

  • 07/02/2026

Segundo a polícia alemã, o protesto juntou cerca de 8.000 pessoas junto às Portas de Brandeburgo, no centro da capital.

 

Muitos manifestantes usavam chapéus com a frase "Irão livre" e agitavam a antiga bandeira do país, utilizada antes de 1979.

A bandeira com listas horizontais verdes, brancas e vermelhas, com o emblema de um leão e um sol, era utilizada antes da revolução iraniana que destituiu Mohammad Reza Pahlavi e aboliu a monarquia.

Os Mujahedin são criticados por alguns iranianos devido ao apoio a Saddam Hussein, durante a guerra entre o Irão e o Iraque.

Presente na manifestação, Samin Sabet, de 40 anos, funcionária de um hotel no sudoeste da Alemanha, disse à Agência France Presse (AFP) que os iranianos não querem "nem uma ditadura, nem uma monarquia".

Já o psicólogo Iraj Abedini, de 61 anos, que deixou o Irão há quatro décadas, juntou-se ao protesto para "apoiar o povo iraniano", após "perder dois sobrinhos durante as manifestações de janeiro", no centro do Irão.

Abedini considerou ainda que as negociações entre o Irão e os Estados Unidos da América (EUA), em Omã, "não levam a lado algum" e acrescentou que o regime iraniano está a tentar "usar as negociações para se manter no poder".

O Presidente dos EUA, Donald Trump, tem ameaçado repetidamente usar a força em resposta à repressão das autoridades iranianas nas manifestações antigovernamentais que abalaram em janeiro a República Islâmica.

Nos últimos dias, avançou que pretende um acordo sobre a política nuclear iraniana, enquanto avisava Teerão de que o tempo estava a esgotar-se.

As ameaças de Trump foram acompanhadas pelo envio de uma força naval norte-americana para a região, incluindo o porta-aviões Abraham Lincoln.

As autoridades iranianas têm indicado que não pretendem abdicar do programa de defesa, ao mesmo tempo que insistem que os planos nucleares têm fins pacíficos.

Leia Também: Irão nega possibilidade de negociações do seu programa de mísseis com EUA

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2935061/irao-cerca-de-8000-pessoas-exigem-em-berlim-queda-da-republica-islamica#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes