Instalações petrolíferas russas? Kyiv reivindica 160 ataques bem-sucedido
- 31/10/2025
"Desde o início do ano, ocorreram quase 160 ataques bem-sucedidos contra instalações russas de extração e refinamento de petróleo", disse o general Vasyl Malyuk em declarações a jornalistas, incluindo da agência noticiosa France-Presse (AFP) e da agência espanhola EFE.
Nas mesmas declarações, Vasyl Malyuk revelou que, no verão de 2023, a Ucrânia destruiu um dos três sistemas de mísseis balísticos hipersónicos Oreshnik que a Rússia possuía na altura, no âmbito de uma operação na região russa de Astracã que envolveu três estruturas dos serviços secretos ucranianos.
"Até agora, não tínhamos anunciado, mas podemos dizer que um dos três sistemas Oreshnik foi destruído com sucesso no seu território, em Kapustin Yar, por forças dos Serviços de Informações Militares (GUR), do SBU e dos Serviços de Informações Externos", disse Maliuk.
O responsável ucraniano explicou que a operação ocorreu antes da primeira utilização do míssil pela Rússia, em novembro de 2024, contra a fábrica ucraniana de tecnologia de mísseis Yuzhmash, localizada na cidade de Dnipro.
"Foi uma missão muito bem-sucedida. A destruição foi de 100%", afirmou o responsável do SBU, sem adiantar mais pormenores sobre a operação.
A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Leia Também: Morreram três mercenários argentinos que combatiam na Ucrânia














