Impasse nas negociações para formar Governo nos Países Baixos

  • 12/11/2025

Quase duas semanas após a surpreendente vitória eleitoral de Rob Jetten, o mediador encarregado de sondar os vários partidos em busca de possíveis alianças, Wouter Koolmees, admitiu hoje que o centrista de 38 anos deveria trabalhar com um partido de centro-direita para traçar o caminho a seguir, de acordo com a agência de notícias France-Presse (AFP).

 

Devido à fragmentação política, nenhum partido conquistou nas eleições de 29 de outubro lugares suficientes no parlamento, composto por 150 membros, para formar uma maioria absoluta.

Jetten é favorável a uma coligação quadripartida entre o seu partido D66 (26 lugares), o CDA de centro-direita (18), o VDD de direita (22) e a aliança de esquerda GroenLinks-PvdA (Verdes/Trabalhadores) (20).

Esta coligação teria uma confortável maioria de 86 lugares, mas o líder do VVD recusa-se categoricamente a governar com os Verdes/Trabalhadores.

O VVD pretende uma coligação de centro-direita com o CDA, o D66 e o partido de direita radical JA21, que surpreendeu ao obter nove lugares.

No entanto, esta coligação de quatro partidos teria apenas 75 lugares e, por conseguinte, não teria maioria no parlamento.

Além disso, faria de Jetten, o potencial primeiro-ministro, o líder do partido mais à esquerda no seu governo.

O ex-vice-primeiro-ministro Wouter Koolmees sugeriu que o D66 e o CDA, os dois partidos com laços políticos mais estreitos, se juntassem para chegar a um acordo.

Uma vez definidos os contornos de uma eventual política governamental, outros partidos poderiam juntar-se a eles, espera Koolmees que foi também ministro do Trabalho e dos Assuntos Sociais (2017-2022).

"Parece haver um amplo apoio à formação de uma coligação que inclua pelo menos o CDA e o D66, os dois grandes vencedores destas eleições", disse Koolmees aos jornalistas.

Todos os partidos manifestaram o seu desejo de formar rapidamente um Governo, mas é pouco provável que tal aconteça antes do Natal, segundo Koolmees.

Na semana passada, o Conselho Eleitoral neerlandês declarou oficialmente Jetten como vencedor das eleições depois de ter obtido apenas mais 29.668 do que o PVV, do líder da extrema-direita Geert Wilders.

Este resultado pode fazer com que Jetten se torne o primeiro-ministro mais jovem e o primeiro chefe de Governo assumidamente homossexual na quinta maior economia da União Europeia.

Até que uma nova coligação seja formada, o governo demissionário de Dick Schoof continua a gerir os assuntos correntes.

Leia Também: Países Baixos prolongam controlo de fronteiras para conter a migrações

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2886798/impasse-nas-negociacoes-para-formar-governo-nos-paises-baixos#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes