Idoso de 88 anos participa pela 35.ª vez em corrida tradicional do Brasil
- 31/12/2025
Um idoso de 88 anos participará, pela 35.ª vez, na Corrida Internacional de São Silvestre, cuja 100.ª edição acontecerá esta quarta-feira, dia 31 de dezembro, em São Paulo, no Brasil.
Aguinaldo Rodrigues da Silva, que reside em Osasco, na capital paulista, correu cerca de oito quilómetros por dia para se preparar para a prova, que é considerada como a mais tradicional do Brasil. Para alcançar a meta, o idoso contou ao g1 que o segredo é só um: “Não se preocupar com os outros, só consigo. O que dá preguiça é ficar a dormir.”
Ainda assim, o idoso realçou que, para si, a participação na maratona vai muito além do esforço físico.
“É uma festa das melhores. A alegria em participar e ver as pessoas alegres, a suar por tão pouca coisa, mas que representa muita coisa na vida delas. É o melhor alimento da vida. É melhor do que comer demais”, disse.
Aguinaldo é visto regularmente por médicos, que consideram que o homem “é um grande exemplo do que devemos fazer para ter uma boa saúde e longevidade”.
“O senhor Aguinaldo chama muito à atenção não só pelas suas aptidões físicas, como pela força, a resistência, a flexibilidade, a composição corporal e os seus marcadores bioquímicos”, destacou Michel Youssef, especialista em medicina desportiva.
Contudo, o idoso assumiu que nem acreditava que chegaria aos 70 anos. Assim, qual é o segredo da sua longevidade?
“Pensei que não chegava nem aos 70, mas cheguei bem. Sabe o que é boa saúde? É pouca cama, pouca mesa e muita perna. Essa é a nossa missão: levar alegria, esperança, coisa boa, coisa de Deus. O desporto é vida”, disse.















