ICE fez de criança um "isco", mas agora pode nem precisar de mandado

  • 23/01/2026

O Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) e a sua atuação nos Estados Unidos continuam a ser um dos principais assuntos discutidos - até pelos procedimentos polémicos. Só esta semana, o estado do Minnesota teve pelo menos dois casos que geraram algumas críticas: o de um imigrante que, legal nos EUA há décadas, foi levado em roupa interior em temperaturas de -12ºC - e posteriormente libertado -, e também o de uma criança de cinco anos que, juntamente com o seu pai, foi detida.

 

Também esta semana, as regras da atuação do ICE se alteraram, com os agentes a poderem entrar nas residências sem necessidade de um mandado judicial. Especialistas ouvidos pela CNN Internacional disseram que esta alteração tem como objetivo 'apagar' as salvaguardas da Quarta Emenda da Constituição do país, que protege exatamente as liberdades civis dos cidadãos dos EUA há décadas.

Na Quarta Emenda é defendido, por isso, "o direito das pessoas à privacidade, casas, documentos e bens, contra buscas e apreensões arbitrárias". Assim, é necessário um fundamento para que sejam revistos bens, casas e mais, assim para realizar como apreensões.

Mark Graber, um constitucionalista da Universidade de Maryland, referiu à CNN Internacional: "A Declaração dos Direitos dos Estados Unidos consiste nas primeiras dez emendas. Parece que agora passámos para nove."

"Usaram-no como um isco"

Note-se que já na quinta-feira, quando a detenção da criança de cinco anos foi conhecida, se falava na possibilidade de terem usado o menor, Liam Ramos, como "isco" para verificarem a residência do pai, Adrian Conejo-Arias, e quem estava no interior.

Segundo a porta-voz do distrito escolar, Zena Stenvik, explicou na quinta-feira, citada pelas publicações internacionais, os agentes do ICE pediram à criança para tocar à porta para perceber se havia mais pessoas no interior - dado que o pai e o menino foram detidos à entrada, na rua, quando regressavam da escola. "Usaram-no, basicamente, como um isco", afirmou.

De acordo com o que Stenvik explicou aos jornalistas ontem, o pai de Liam disse à mãe para não abrir a porta. Vinte minutos depois da detenção, o irmão de Liam Ramos, um adolescente, chegou a casa.

Mas esta indicação sobre não ser preciso nenhum mandado para entrar na casa de alguém parece não ser 'claro', já que, não foi igualmente distribuído ou anunciado. Em vez disso, escreve a CNN Internacional, estas novas regras parecem estar só a passar de 'boca em boca'. Alguns agentes do ICE só souberam desta alteração após a Associated Press (AP), que foi quem avançou com a notícia, ter publicado um artigo.

O governador do Minnesota, Tim Walz, recorreu ao X (antigo Twitter) para reagir a esta situação e, partilhado a notícia da AP, escreveu, logo na quarta-feira: "Todos os cidadãos dos EUA - republicanos e democratas - deveriam estar indignados com este ataque à liberdade e à privacidade."

Liam e Adrian dizem que "estão bem"

Ainda na quinta-feira foi criada uma angariação de fundos em nome da mãe da criança, que não quis ser identificada, de acordo com a imprensa internacional. Em pouco mais de 24 horas, foram angariados cerca de 224 mil dólares (cerca de 190 mil euros).

Segundo é explicado na descrição desta angariação de fundos, Liam e o pai "estão bem", de acordo com a informação que chegou à mãe da criança e esposa deste homem.

"Esta separação repentina deixou a família devastada e desesperada para trazê-lo de volta para casa. A mãe e os irmãos de Liam sentem muitas saudades dele e estão profundamente preocupados com sua segurança e bem-estar. É inimaginável que uma criança tão pequena esteja num lugar como este, longe do conforto e do carinho de sua família", lê-se na página, com uma referência ao centro de detenção onde pai e filho se encontram, no Texas.

De acordo com o que é explicado, o dinheiro da angariação será usado para que a família se consiga reunir, e o dinheiro ficará na gestão de Marco Ortega, o patrão de Adrian.

Leia Também: Não foi só menino de 5 anos: ICE terá detido mais 3 menores no Minnesota

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2925308/ice-fez-de-crianca-de-5-um-isco-mas-agora-pode-nem-precisar-de-mandado#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes