Hospitais franceses recebem feridos da Suíça e Macron oferece mais ajuda

  • 01/01/2026

Numa mensagem na sua conta na rede social X, Macron explicou que falou com o Presidente da confederação suíça, Guy Parmelin, para lhe mostrar "solidariedade".

 

"O balanço é terrível", sublinhou o presidente francês, depois de as autoridades suíças terem indicado que cerca de 40 pessoas morreram no incêndio e outras 115 ficaram feridas, a maioria em estado grave.

Macron enfatizou que a França "acolhe os feridos nos seus hospitais e está disponível para qualquer tipo de ajuda".

A França, assim como a Itália e a Alemanha, disponibilizou-se para receber nos seus hospitais alguns dos feridos, que apresentam principalmente queimaduras e que, inicialmente, foram distribuídos em centros hospitalares suíços em Sion, Lausanne, Genebra e Zurique.

De acordo com o canal francês BFMTV, os primeiros feridos a chegarem ao país, eventualmente por helicóptero, podem ser cidadãos franceses.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros francês indicou que, entre os feridos, foram identificados dois franceses e não descartou que possam haver mais entre as vítimas.

Por outro lado, o jornal francês Corse Matin revelou que os proprietários do bar-discoteca La Constellation, onde ocorreu o incêndio, são um casal de franceses, ele do centro da ilha da Córsega e ela da Costa Azul.

O governo suíço disse hoje que já recebeu várias mensagens e telefonemas de condolências e solidariedade de governos após o incêndio e precisou que vários deles se ofereceram para receber feridos com queimaduras muito graves e extensas.

A polícia ainda não avançou informação sobre a causa do incêndio, mas já excluiu a hipótese atentado.

Crans Montana é uma estância de desportos de inverno que atrai turistas de todo o mundo - situada no coração dos Alpes suíços, cerca de 40 quilómetros a norte do Matterhorn, um dos mais famosos picos alpinos - e com uma população de cerca de 10.000 residentes.

Leia Também: UE em contacto com autoridades suíças após incêndio em estância de ski

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2912329/hospitais-franceses-recebem-feridos-da-suica-e-macron-oferece-mais-ajuda#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes