Homenagem? Família de Brigitte Bardot "não respondeu" a pedido de Macron

  • 30/12/2025

O Palácio do Eliseu, residência oficial do chefe de Estado francês, revelou esta terça-feira que ofereceu à família de Brigitte Bardot, que morreu na segunda-feira, a oportunidade de realizar uma homenagem nacional à atriz. No entanto, não obteve resposta.

 

"Houve uma conversa com a família, com uma proposta para a realização de uma homenagem, mas a família não deu seguimento", indicou fonte próxima da presidência francesa à agência de notícias France-Presse (AFP).

Segundo a mesma fonte, oferecer uma homenagem nacional está de acordo com "o costume republicano", sendo que as mesmas são "sistematicamente decididas em comum acordo com a família do falecido".

A notícia foi avançada após Éric Ciotti, presidente da UER, partido aliado da Reunião Nacional com o qual Bardot tinha estreita ligação, ter pedido ao presidente francês, Emmanual Macron, que organizasse uma homenagem nacional ao ícone de cinema.

Já o líder do Partido Socialista, Olivier Faure, apesar de elogiar a "atriz icónica", defendeu que as homenagens nacionais são concedidas por "serviços excepcionais à Nação" e lembrou que a artista "voltou as costas aos valores republicanos".

O funeral de Brigitte Bardot realiza-se no próximo dia 7 de janeiro, na cidade francesa de Saint-Tropez, sendo antecedido por uma cerimónia religiosa transmitida em direto. O presidente francês não estará presente. 

A atriz francesa Brigitte Bardot morreu aos 91 anos na sua residência La Madrague, em Saint-Tropez, no sul de França, no domingo.

No dia da morte, Emmanuel Macron salientou que a atriz "personificava uma vida de liberdade" e lamentou a "perda de uma lenda do século".

"Os seus filmes, a sua voz, o seu brilho deslumbrante, as suas iniciais, as suas tristezas, a sua paixão generosa pelos animais, o seu rosto convertido em Marianne [emblema nacional da França, para o qual o escultor francês Alain Gourdon usou Brigitte como modelo], Brigitte Bardot personificava uma vida de liberdade", começou por afirmar Emmanuel Macron numa publicação na rede social X.

"Uma existência francesa, um brilho universal. Ela tocou-nos. Lamentamos a perda de uma lenda do século", acrescentou.

Nascida em 28 de setembro de 1934, em Paris, no seio de uma família da alta burguesia, católica e conservadora, demonstrou desde muito jovem interesse pelas artes, tendo-se consagrado internacionalmente no cinema a partir do filme "E Deus Criou a Mulher", que reforçou com a participação em "O Ddesprezo" (1963), de Jean-Luc Godard.

Sentindo-se cada vez mais desconfortável com a fama e a imagem pública, Brigitte Bardot retirou-se do cinema em 1973, aos 39 anos, deixando para trás cerca de 50 filmes e 24 discos gravados, para se dedicar à defesa dos animais.

Em 2023, chegou a enviar uma carta ao presidente francês para criticar a sua inação face aos direitos dos animais. "Estou indignada com a sua inação, a sua covardia, o seu desprezo pelo povo francês, que, diga-se de passagem, retribui o favor", escreveu, citada pelo Le Figaro.

Ao longo da vida, também se envolveu em polémicas, nomeadamente por declarações políticas controversas que a associaram à extrema-direita de Marine Le Pen e que a levaram a ser multada por incitamento ao ódio racial em França.

Nos últimos anos, viveu retirada entre as suas mansões em Saint-Tropez (La Madrague e La Garrigue, esta mais escondida e rodeada de natureza), mantendo uma vida discreta, dedicada às causas animais.

Brigitte Bardot: O ícone do cinema que deixou tudo por amor aos animais

Brigitte Bardot: O ícone do cinema que deixou tudo por amor aos animais

A famosa atriz francesa Brigitte Bardot, ícone feminino dos anos 1960 e fervorosa defensora dos animais, morreu aos 91 anos, anunciou hoje a Fundação Brigitte Bardot.

Lusa | 11:23 - 28/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2911712/homenagem-familia-de-brigitte-bardot-nao-respondeu-a-pedido-de-macron#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes