Há sete suspeitos detidos pelo assalto ao Louvre. Que se sabe até agora?

  • 30/10/2025

O assalto ao Museu do Louvre, em Paris, França, aconteceu há pouco mais de uma semana, no dia 19 de outubro. Desde então, já fez 'correr muita tinta' e, até ao momento, foram já detidos sete suspeitos.

 

As autoridades francesas, durante o decorrer da investigação, detiveram sete pessoas em quatro dias, sendo que dois suspeitos foram detidos no passado sábado e os restantes entre quarta-feira e quinta-feira.

Recorde-se que os assaltantes roubaram nove joias, usadas por rainhas e imperatrizes francesas (e não só) ao longo dos séculos. No entanto, um dos suspeitos, ao fugir do edifício, deixou para trás um dos objetos de valor "inestimável". Assim, apenas conseguiram levar oito joias.

O que se sabe sobre os sete suspeitos?

Dois detidos no sábado

No passado sábado, foram detidos dois homens. Um foi 'apanhado' no aeroporto de Roissy, quando se preparava para apanhar um voo para a Argélia, sendo natural desse país e encontrando-se desempregado.

O homem revelou aos investigadores que já havia trabalhado na recolha de lixo e também como motorista de entregas. É conhecido das autoridades por infrações de trânsito e têm ainda uma condenação por furto.

Já o segundo homem foi detido perto de casa e tem cadastro, tendo um relatório criminal extenso. Taxista sem licença, o suspeito era já conhecido por roubos qualificados. Deverá ser julgado em novembro por um crime anterior ao assalto ao Louvre.

Os dois homens, de 34 e 39 anos, são os suspeitos de terem entrado na Galeria Apollon. Confrontados com provas de ADN, ambos deram poucas explicações sobre o envolvimento no assalto. Foram os dois acusados de roubo organizado e associação criminosa. Estão em prisão preventiva desde a noite de quarta-feira. 

Detido um dos suspeitos de conduzir as motas

Já na noite de quarta-feira, dia 29 de outubro, as autoridades detiveram mais cinco pessoas, sendo que um deles é suspeito de ser um dos dois condutores das motas que aguardavam no exterior do Louvre. 

O Le Parisien conta que este suspeito foi detido em Paris, juntamente com outros três homens, que se acredita que sejam do seu círculo social. 

O procurador adiantou que este homem "era um dos alvos da investigação". 

E, agora, o sétimo suspeito

O quinto suspeito (na prática, o sétimo) foi também detido, na noite de quarta-feira, em Seine-Saint-Denis. No entanto, não foram adiantados detalhes acerca do suspeito, mas as autoridades acreditam que poderá dar "informações sobre como é que o assalto se desenrolou", mesmo que possa não ter participado diretamente no assalto. 

Cabecilha do assalto ainda não foi encontrado, assim como... as joias

O jornal francês dá ainda conta de que o cabecilha do assalto ainda não foi encontrado, tal como as joias que foram roubadas. 

Como é que aconteceu o assalto?

O assalto ao Museu do Louvre não terá demorado os sete minutos, inicialmente avançados, mas sim apenas quatro. Na realidade, até menos: em três minutos e cinquenta e dois segundos.

Eram 9h34 quando o alarme da janela, por onde os assaltantes entraram, soou. Às 9h38 (na prática, nem quatro minutos depois), os dois assaltantes que entraram na Galeria Apolo, já estavam de novo do lado de fora do museu - agora, com oito joias históricas.

Assalto ao Louvre (afinal) durou 4 minutos. Saiba tudo o que aconteceu

Assalto ao Louvre (afinal) durou 4 minutos. Saiba tudo o que aconteceu

Eram 9h34 quando o alarme da janela, por onde os assaltantes entraram, soou. Às 9h38 (na prática, nem quatro minutos depois), os dois assaltantes que entraram na Galeria Apolo, já estavam de novo do lado de fora do museu - agora, com oito joias históricas.

Carolina Pereira Soares | 20:15 - 22/10/2025

Veja as joias que foram roubadas

O ministério da Cultura francês, deu conta das 'baixas' e referiu que todos os itens foram criados no século XIX e são:

  • Uma tiara, grande laço de corpete e uma pregadeira (conhecida como "pregadeira relicário") da Imperatriz Eugénie, esposa de Napoleão III;
  • Um colar e brincos de esmeralda da Imperatriz Marie-Louise;
  • Um tiara, colar, e um brinco de safiras de um conjunto que pertenceu a várias rainhas, de diferentes países.
Joias roubadas no Louvre: Saiba quais são (e a quem pertenceram)

Joias roubadas no Louvre: Saiba quais são (e a quem pertenceram)

Ao todo, os assaltantes do Museu do Louvre conseguiram retirar nove joias dos seus expositores designados, contudo, apenas oito foram efetivamente levadas pelo grupo. Um dos objetos, a coroa de uma imperatriz, terá caído e foi deixada para trás.

Carolina Pereira Soares | 23:20 - 20/10/2025

Leia Também: Detidos por assalto ao Louvre admitem estar "parcialmente" envolvidos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2879939/ha-sete-suspeitos-detidos-pelo-assalto-ao-louvre-que-se-sabe-ate-agora#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes