Guterres saúda reatar de conversações entre Washington e Teerão

  • 06/02/2026

"O secretário-geral saúda o restabelecimento, hoje, das negociações entre a República Islâmica do Irão e os Estados Unidos e espera que contribuam para a redução das tensões regionais e para a prevenção de uma crise mais ampla", indicou o gabinete de António Guterres em comunicado.

 

Os Estados Unidos e o Irão concluíram hoje conversações indiretas sobre o programa nuclear iraniano na capital de Omã e chegaram a um acordo de princípio para manter mais contactos futuros, após conversas que Mascate descreveu como "muito sérias".

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Omã, Badr al Busaidi, mediador das negociações em Mascate, coordenou a troca de mensagens entre os enviados norte-americanos, Steve Witkoff e Jared Kushner, genro do Presidente Donald Trump, e a delegação iraniana, liderada pelo chefe da diplomacia do Irão, Abbas Araghchi.

Fontes oficiais iranianas confirmaram em declarações à agência espanhola Europa Press a conclusão dos contactos na capital de Omã, embora indicando que "não necessariamente" as negociações continuarão nos próximos dias.

De qualquer forma, Guterres "agradece aos países da região pelos seus esforços para tornar estas negociações possíveis e a Omã por as acolher", referiu a nota de imprensa divulgada pelo gabinete do secretário-geral da ONU.

Guterres, lembrou ainda o seu porta-voz, "tem defendido consistentemente um desagravamento e a resolução pacífica de disputas, em conformidade com a Carta das Nações Unidas", frisando que "as preocupações podem e devem ser abordadas por meio do diálogo pacífico".

Estas conversações em Omã foram o primeiro contacto entre representantes de Washington e de Teerão desde os ataques a instalações nucleares iranianas realizados em junho passado pelos Estados Unidos, durante a guerra de 12 dias entre Israel e o Irão.

As negociações ocorrem num dos períodos mais conturbados para a República Islâmica, depois de, em janeiro, ter registado os protestos mais violentos desde a sua fundação, em 1979, num contexto de grave crise económica, forte descontentamento popular, a pior seca em décadas e escassez de eletricidade e de gás.

Donald Trump tem ameaçado repetidamente usar a força em resposta à repressão das autoridades iranianas das manifestações antigovernamentais que abalaram em janeiro a República Islâmica.

Nos últimos dias, avançou que pretende um acordo sobre a política nuclear iraniana, enquanto avisava Teerão de que o tempo estava a esgotar-se.

As ameaças de Trump foram acompanhadas pelo envio de uma força naval norte-americana para a região, incluindo o porta-aviões "Abraham Lincoln".

As autoridades iranianas têm indicado que não pretendem abdicar do programa de defesa, ao mesmo tempo que insistem que os planos nucleares têm fins pacíficos.

Leia Também: Irão concorda prosseguir negociações com EUA após conversações em Omã

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2934762/guterres-sauda-reatar-de-conversacoes-entre-washington-e-teerao#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes