"Guerra voltou a estar na moda e o fervor belicista está a espalhar-se"

  • 09/01/2026

No seu primeiro discurso de Ano Novo ao corpo diplomático, no Vaticano, o líder norte-americano da Igreja Católica afirmou que "uma diplomacia que promove o diálogo e procura consenso entre todos está a ser trocada por uma diplomacia da força, de indivíduos ou grupos de aliados".

 

"O princípio estabelecido após a II Grande Guerra Mundial, que proibia os países de usar a força para violar as fronteiras de outros, foi quebrado.", lamentou o homem registado com o nome de Robert Francis Prevost.

Para Prevost, "a Paz já não é procurada como uma dádiva e um bem desejável em si mesmo (...), é procurada pela força das armas, como condição para afirmar a própria dominação".

"Isso ameaça seriamente o estado de Direito, que é o fundamento de toda convivência civil pacífica", frisou, sem se referir a qualquer situação específica em termos geoestratégicos.

Leia Também: Leão XIV propõe cimeira aos cardeais do mundo para aconselhar o papado

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2916385/papa-guerra-voltou-a-estar-na-moda-e-o-fervor-belicista-a-espalhar-se#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes