Governo britânico sanciona pessoas e entidades russas (por desinformação)
- 09/12/2025
Dugin e a organização que fundou, o Centro de Experiência Geopolítica, foram adicionados à lista de pessoas e organizações sob sanções por "estarem envolvidos na desestabilização da Ucrânia", tal como o 'blogger' militar russo Mikhail Zvinchuk.
O Governo também sancionou o Fundo de Apoio e Proteção dos Direitos dos Compatriotas que Vivem no Estrangeiro (Pravfond), devido às ligações com o executivo russo, as empresas Rybar LLC, Euromore e Golos.
"As operações de Manipulação e Interferência de Informação Estrangeira estão a criar sites falsos e a usar redes sociais e contas de 'bots' para minar eleições democráticas e espalhar narrativas em apoio à guerra ilegal da Rússia na Ucrânia", refere uma comunicação do Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico.
O Governo britânico indicou que, desde outubro de 2024, já puniu 31 organizações e pessoas pelo envolvimento em operações desinformação e propaganda a favor da invasão russa da Ucrânia.
A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, desencadeando o pior conflito armado na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, que já fez centenas de milhares de mortos e milhões de refugiados.
Leia Também: Putin ainda não desistiu do Donbass: "Território histórico russo"














