Gato andou 250 km sozinho para voltar a casa em França: "Incrível"

  • 23/01/2026

Filou, um gato "tuxedo", percorreu cerca de 250 quilómetros sozinho para regressar a casa, em Aude, no sul de França, após ter-se perdido durante uma viagem de autocaravana com os donos, na Catalunha, Espanha. 

 

Segundo conta o jornal local L'Indépendant, Filou - o fiel companheiro de Patrick e Evelyne Sire - desapareceu a 9 de agosto, perto de Girona. Na altura, Patrick e Evelyn estavam a fazer uma viagem de autocaravana e decidiram pernoitar numa estação de serviço. Nessa noite, Filou terá fugido por uma janela que ficou aberta. 

Na manhã seguinte, já na estrada, os donos perceberam que o felino tinha desaparecido e voltaram para o local. 

"Quando entrámos França, notei que a janela do lado do passageiro estava aberta", contou Patrick. "Aos poucos, uma coisa ficou clara: ele deve ter escapado pela janela durante a nossa paragem noturna na área de serviço em Espanha."

Procuraram por todos os cantos da zona, contactaram uma associação de proteção animal e alertaram as autoridades. No entanto, nada resultou.

Durante cinco meses, o casal não desistiu de encontrar Filou e deslocou-se várias vezes a Espanha para o procurar. Curiosamente, o pequeno felino acabou por ser encontrado no passado 9 de janeiro - exatamente cinco meses após ter desaparecido e na véspera de aniversário de Evelyne.

Nesse dia, Patrick estava a contar ir adotar um novo gato para fazer uma surpresa à esposa mas, durante o caminho, recebeu uma chamada a dizer que Filou tinha sido encontrado por uma mulher de Homps, outra comuna de Aude. 

A mulher tinha o hábito de alimentar o gato há várias semanas e, preocupada com a sua saúde, decidiu levá-lo ao veterinário. Foi nessa altura que descobriu que o animal tinha um chip e que os donos, que moravam perto, estavam à sua procura.

"Ele cruzou a fronteira, as cidades, os rios, para voltar para casa. É incrível", afirmou Patrick.

Não se sabe - e talvez nunca se saberá - como é que Filou aguentou tanto tempo sozinho e, sobretudo, como é que conseguiu encontrar o caminho de volta a casa. Mas, por enquanto, Patrick e Evelyne estão apenas felizes por terem reencontrado o seu companheiro de viagens.

Leia Também: Sapadores de Braga já resgataram da rua 1.970 animais feridos ou doentes

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2924668/gato-andou-250-km-sozinho-para-voltar-a-casa-em-franca-incrivel#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes