Garrafa com mensagens de soldados da 1.ª Guerra encontradas na Austrália

  • 29/10/2025

Uma limpeza numa praia da Austrália revelou um tesouro perdido - uma garrafa, atirada ao mar 109 anos antes, que continha cartas de dois soldados da Primeira Guerra Mundial.

 

Debra Brown contou que estava com a família a limpar a orla da praia de Wharton, quando a filha encontrou uma garrafa que continha cartas de Malcolm Alexander Neville e William Kirk Harley, soldados que serviram na Primeira Guerra Mundial em 1916.

A carta de Malcolm mostrava que era de Wilkawatt, no sul da Austrália. Debra conseguiu assim recorrer ao Facebook para entrar em contacto com Herbie Neville, sobrinho-neto do soldado.

Malcolm tinha 28 anos quando foi morto em combate em França, poucos meses depois de escrever a mensagem que colocou na garrafa. Herbie explicou que conhecia o tio-avô através de histórias contadas pela tia, que tem agora 101 anos.

Notícias ao Minuto A garrafa encontrada na praia© Reprodução/ ABC News Australia  

"Tem sido incrível ver quantas coisas foram descobertas do seu curto período na Primeira Guerra", disse Herbie à ABC News Australia.

Os registos de guerra mostram que se alistou no início de 1916, mas foi dispensado logo após um mês por dificuldades de visão. Uma semana depois voltou a alistar-se e juntou-se ao corpo de serviço australiano (o braço logístico do exército britânico - eram responsáveis por providenciar comida, roupa, equipamento e transportá-los à linha da frente).

"Acho que só demonstra o tipo de caráter que tinha, o quão determinado era", reforçou Herbie.

Debra conseguiu também entrar em contacto com familiares de William, que mais tarde regressou a casa da guerra.

"Estamos absolutamente admirados. Há cinco netos que ainda são vivos", revelou Ann Turner, uma das netas. "Estamos todos em contacto constante desde que aconteceu e nem podemos acreditar. Sentimos que isto foi o nosso avô a falar connosco do além".

Para a neta trata-se de um sinal de quão otimistas estavam os soldados quando foram enviados para a guerra.

"Fiquei muito emocionada quando vi que o outro jovem tinha uma mãe para quem escrever, e que a mensagem na garrafa era para a mãe dele, enquanto o nosso avô já tinha perdido a mãe há muito tempo, então simplesmente escreveu para quem encontrou a garrafa", disse ainda Ann.

Notícias ao Minuto A carta de Malcolm Neville no interior da garrafa© Reprodução/ ABC News Australia  

Na carta de William lia-se que o navio estava "algures na Baía" quando a garrafa foi atirada ao mar.

O professor de oceanografia costeira da Universidade da Austrália Ocidental, Charitha Pattiaratchi, explica que é possível que a garrafa que continha as mensagens tenha permanecido na água apenas algumas semanas após ser lançada na Grande Baía Australiana.

Recorda ainda que "nos meses de verão, é quando as correntes vão de este para oeste".

"Provavelmente terá levado algumas semanas, talvez até um mês, para chegar à praia de Wharton", referiu, explicando: "Uma vez na praia, pode ter ficado lá enterrada na areia e lá permanecido por 100 anos."

Debra Brown pretende agora enviar as cartas para as famílias dos soldados.

Leia Também: Figuras históricas dão vida a 1.º baralho de cartas moçambicano ilustrado

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2879130/garrafa-com-mensagens-de-soldados-da-1-guerra-encontradas-na-australia#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes