França. Explosão que matou filhos de português causada intencionalmente
- 18/12/2025
A explosão, em Trévoux, no norte de Lyon, em França, que matou duas crianças, filhas de um emigrante português, foi causado por uma das moradoras do prédio, que quis tirar a própria vida.
Esta é a mais recente conclusão da investigação à tragédia, que abalou, no início desta semana, esta região francesa.
A explosão aconteceu num prédio de quatro andares, por volta das 17h30 locais (16h30, em Lisboa), no dia 15 de dezembro, perto de uma escola secundária. Pelo menos três pessoas morreram e várias ficaram feridas.
Entre as vítimas mortais estão duas crianças, de 3 e 5 anos, filhos de um emigrante português, que entretanto se soube que é primo do jogador Vitinha. Há uma terceira vítima mortal que será a pessoa que causou a explosão.
As mais recentes conclusões da investigação ao sucedido, reveladas pela BFM TV, revelam que a explosão foi causada por uma mulher, moradora no mesmo prédio, que propositadamente deixou o gás de casa ligado.
Ao site Linternaut, um vizinho da família enlutada contou que sentiu um forte estrondo e depois cheiro a gás. Saiu de casa e ajudou outras pessoas - idosos e com problemas de locomoção - a fazer o mesmo. Segundo o ministro do Interior, que esteve no local, para além das vítimas mortais, treze pessoas foram hospitalizadas em estado de emergência relativa, outras 53 foram atendidas por ferimentos leves ou receberam apoio psicológico.
Em relação à família do emigrante português, para além dos dois filhos que morreram, a sua mulher ficou ferida, mas sem gravidade. O filho mais velho, que também estaria em casa, sobreviveu sem ferimentos. O pai, natural de Cabeceiras de Basto, distrito de Braga, não estaria no local quando tudo aconteceu e encontra-se agora em choque.
À BFM TV, muitos mostraram o seu espanto com a conclusão do inquérito, pelo facto de perceberem que se tratou de um "ato intencional" e pelo facto de a pessoa em causa não ter pensado que "colocou em perigo a vida de outras pessoas".
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já lamentou, numa nota publicada no site da Presidência da República, a morte das duas crianças, filhas de um português natural de Cabeceiras de Basto, distrito de Braga.
Vitinha faz apelo após tragédia em França
Vitinha recorreu, esta quarta-feira, às redes sociais para dar conta do momento difícil que está a passar, após o seu primo Bruno ter visto morrer dois filhos, na sequência de uma explosão de um edifício em Trévoux, cidade francesa na região de Ain.
"A minha família está de luto. O meu primo Bruno perdeu os filhos numa tragédia em França. Quem puder ajudar a amparar esta dor, deixo o link aqui. Agradeço de coração", escreveu, partilhando uma página que foi criada para ajudar a família enlutada.
Precisa de falar com alguém? Está a viver uma situação de sofrimento emocional, violência física ou psicológica? Ou conhece alguém que possa estar em perigo? Reunimos aqui todos os contactos de apoio, gratuitos e confidenciais, para pedir ajuda ou orientar quem precisa
Leia Também: Filhos de emigrante português em França morrem após explosão em prédio














