Foca bebé encontrada por carteiro no Reino Unido. Estava "alerta"
- 14/01/2026
Uma foca bebé foi resgatada após ser encontrada por um carteiro em Norfolk, no Reino Unido.
A pequena surpreendeu o homem, no passado dia 2 de janeiro, que, enquanto entregava uma encomenda numa residência encontrou a cria deitada no chão, sozinha.
O carteiro depressa alertou a Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade contra Animais (na sigla em inglês RSPCA) para a situação. Enquanto esperava decidiu dar-lhe um nome: Cold Call. A expressão, que em português significa literalmente "chamada fria", refere-se a uma situação em que é feita uma chamada aparentemente repentina e inesperada.
Ao chegarem ao local, as autoridades determinaram que a cria teria entre uma a duas semanas de vida e 11.8 quilos - bastante abaixo do seu peso saudável.
© RSPCA
"Não havia qualquer hipótese da cria ser devolvida à praia local", afirmou Dan Goldsmith do Resgate da Vida Selvagem e Marinha no Reino Unido. "Ela estava significativamente abaixo do peso para a idade dela, especialmente porque tinha começado a mudar a pelagem branca [de bebé]".
Contudo, notou, a foca encontrava-se "desperta e alerta" quando as autoridades chegaram. Mesmo assim, a cria deverá ficar sob observação - e a recuperar - ainda durante vários meses antes de regressar ao seu habitat natural.
Cold Call é apenas uma entre muitas focas que têm sido encontradas nos últimos tempos: "Infelizmente, algumas focas foram levadas das suas mães pelas marés fortes ou sofreram alguns ferimentos ao serem atiradas contra as rochas. Ainda hoje, algumas crias deslocadas continuam a ser resgatadas", afirmou Evangelos Achilleos, do Centro de Vida Selvagem East Winch.
Já o ano passado, o RSPCA foi chamado para uma situação em que dezenas de focas tiveram de ser realocadas depois de nadarem quase 50 quilómetros em direção à costa e começarem a comer o peixe local.
Leia Também: Cego notificado de dívida de 70 mil euros por carta no Reino Unido














